Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em 22 de agosto, celebra-se o Dia do Folclore e, para marcar a data, a Biblioteca Municipal Murilo Mendes organizou uma mostra especial, reunindo livros adultos e infantis que abordam o tema. A exposição já está aberta e segue em cartaz até o fim deste mês, com visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h45. Conforme Fátima Araújo, supervisora do equipamento cultural, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a ideia é incentivar a leitura e destacar a importância do folclore na formação cultural brasileira.
A servidora conta que, para a mostra, foram selecionados 19 livros, que foram acondicionados nas vitrines instaladas no saguão da biblioteca. “Os títulos infantis estão disponíveis para empréstimo. Já os exemplares para o público adulto ficam no Setor de Referência, onde podem ser consultados, mediante agendamento pelo telefone (32) 3239-5956”.
Considerado um dos mais ricos do mundo, o folclore brasileiro reúne lendas e mitos de origens diversas, abarcando desde os saberes de matriz africana até as tradições indígenas. O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente em 22 de agosto porque nessa data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada. O autor do termo foi o escritor William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação.
Biblioteca Municipal Murilo Mendes celebra Mês do Folclore com mostra de livros