Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mais 14 unidades de ensino da rede municipal foram incluídas no roteiro de rondas preventivas das equipes da Guarda Municipal neste início de semana. As escolas ficam na área de abrangência dos territórios em que GM mantém apoio às feiras livres. Desde o retorno das aulas, vem sendo implantada a expansão do trabalho junto a equipamentos localizados nas regiões dos bairros Monte Castelo, Manoel Honório, Alto dos Passos e Bairro de Lourdes, Linhares, Francisco Bernardino e Mariano Procópio. No total, já são 19 as escolas a contarem com a passagem de apoio da Guarda.
A utilização dos mesmos recursos logísticos e humanos, destinados a atender demandas junto às feiras, visa a otimizar a presença das equipes para ali deslocadas, diariamente, estabelecendo uma nova dinâmica de contato com a comunidade e proporcionando mais tranquilidade para professores, pais e alunos.
Na primeira semana de atendimento, eram cinco as escolas contempladas com visita da Guarda. Agora, o número quase quadruplicou. Para a ampliação da área coberta, a Guarda está fazendo mapeamento dos serviços públicos municipais existentes na região, para estudo de viabilidade de atendimento e inclusão nos planos de serviço do motopatrulhamento. Em caso de mau tempo, o empenho se dá em viatura de quatro rodas.
As equipes são responsáveis também pelo monitoramento em segurança a equipamentos de saúde do entorno, reforçando a proteção de unidades básicas de saúde nos Bairros abrangidos. Por essa razão, a expansão para a área da educação é uma atividade adicional, que engloba novos pontos de atenção para os guardas, dentro dos limites do seu roteiro de trabalho.
A função da Guarda Municipal nesta frente de ação é fortalecer o relacionamento comunitário, ampliando a sensação de segurança para servidores públicos em seus postos de trabalho e a para a população que acessa esses serviços. De modo a fazer valer uma proposta de segurança preventiva, que garante ao cidadão condições para o livre exercício de ir e vir, bem como caminhos para buscar todos os seus demais direitos.
Veja a lista das escolas contempladas pela presença da Guarda:
– E. M. Amélia Pires (Monte Castelo)
– E. M. Jovita de Montreiul Brandão (Jardim Cachoeira)
– E. M Centenário (Centenário)
– E.M. Dilermando Martins (Teixeiras)
– E. M. Dr. Antonino Lessa (Ipiranga)
– E. M. Antônio Carlos Fagundes (Francisco Bernardimo)
– CAIC Professor Helyon de Oliveira (Linhares)
– E. M. Áurea Bicalho (Linhares)
– E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves (Linhares)
– E. M. Ipiranga (Ipiranga)
– E. M. Oswaldo Veloso (Santa Luzia)
– E. M. Prof. Edith Merhey (Santo Antônio)
– E. M. Vereador Raymundo Hargreaves (Bom Jardim)
– E. M. Olinda de Paula Magalhães (Jardim Esperança)
– E. M Fermão Dias Paes (Bandeirantes)
– E. M. Dr. Paulo Japyassu (Parque Guarani)
– E. M. Prof. Maria Júlia dos Santos (Parque Guarani)
– E. M. Santa Cecília (Santa Cecília)
– E. M. Georg Rodenbach (Grama)