População em situação de rua terá censo feito pela Prefeitura e pela UFJF

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançaram nesta terça-feira, 9, três ações realizadas em parceria. As iniciativas contemplam as áreas do trabalho, da saúde e do meio ambiente e pretendem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população do município.

 

Uma das ações é o “Censo e Diagnóstico da População Adulta em Situação de Rua de Juiz de Fora”. Para a prefeita, Margarida Salomão, este diagnóstico não é só imprescindível, mas emergencial. “Nós estamos vivendo uma explosão da vida na rua e esse tema deve ser prioridade em todo o país.Teremos um embasamento para trabalharmos de forma fundada em dados concretos”.

 

A prefeita também destacou a importância da Universidade para a cidade. “A UFJF enfrenta um momento de luta consistente liderando um grande movimento de resistência. Os recursos aportados no orçamento da universidade no município possibilitam que a cidade não deslize para uma situação de pobreza. É a UFJF que ancora o parque de universidades privadas construído ao seu redor, assim como os numerosos cursos de saúde que ancoram o movimento da saúde privada. Isso faz com que Juiz de Fora seja a 22ª cidade do Brasil com o maior potencial de consumo. Esse é um momento de celebração”, comemorou.

 

O reitor da UFJF, Marcus David, ressaltou a sensibilidade do Poder Público municipal em identificar o potencial das Universidades que podem ser parceiras e contribuir na implantação de políticas públicas. “Nunca tivemos um governo tão próximo com a consciência do quanto podemos contribuir. A Universidade e os pesquisadores precisam se envolver efetivamente nas demandas da sociedade”, ressaltou.

 

A coordenadora do projeto é a professora da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Viviane Souza Pereira. “O objetivo é a contagem da população adulta em situação de rua na cidade e, posteriormente, a análise qualificada dos dados encontrados com sugestões de encaminhamentos. A realização do censo e do diagnóstico atendem uma demanda antiga dos movimentos sociais da área e também das entidades de defesa de direitos humanos”, concluiu.

 

A UFJF e a PJF mantêm um Comitê Interinstitucional, do qual participam representantes de ambas as instituições, visando a estabelecer um canal permanente de diálogo. Desse modo, ampliam-se as oportunidades para que a produção de conhecimento, feita pela Universidade, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, também chegue à população sob a forma de apoio às políticas públicas municipais.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.