A filosofia grega “descobriu” o que a nossa sociedade resolveu esquecer

A razão humana se manifesta desde os primórdios da civilização, constituindo o traço distintivo de nossa espécie em relação a quaisquer outras.

Através dela a humanidade desenvolveu três espécies de conhecimentos de extrema sofisticação: a técnica, a sabedoria e a filosofia. Técnica e sabedoria se desenvolveram por meio de vetores distintos em diferentes culturas simultaneamente, porém, a origem da filosofia é tributada aos gregos que constituíram através dela uma forma tão original quanto revolucionária de pensar.

A filosofia se desenvolveu quando os gregos não estavam mais satisfeitos com as respostas de tipo míticas a respeito das três perguntas existenciais básicas: De onde eu vim? Por que estou aqui? Para onde estou indo? A busca por respostas levou aqueles homens a aprimorar o raciocínio ao extremo e, no auge do desenvolvimento da razão, contemplaram Deus.

Não estou me referindo a algum fisiólogo secundário, obscuro, nada disso. Refiro-me aos mais importantes nomes da filosofia grega e helenística, passando por cada uma de suas fases de desenvolvimento.

Xenófanes, o primeiro entre os abstratos da Escola Eleática concluiu que não é crível imaginar a existência de “deuses” no plural e deduziu o Uno. Parmênides, o mais eminente entre os pré-socráticos, constatou que existe apenas um Ser, eterno e imutável  que transcende o mundo. Anaxágoras, o primeiro teólogo, percebeu que era necessária a ação de um Nous que pôs ordem ao Cosmos.

O mais incrível é lembrar que os dois filósofos gregos mais proeminentes, os mais influentes entre todos ocidentais, Platão e Aristóteles, também contemplaram Deus. O primeiro o percebia como o Demiurgo que criou tudo o que há a partir da matéria deformada do Caos precedente, o segundo via o mesmo Deus como atitude causacional do movimento criativo que provocou a realidade sensível.

Não se enganem, esses homens não falaram de Deus porque eram religiosos, não foi a piedade que os elevaram à contemplação do Criador, pelo contrário, alguns deles sofreram perseguição dos religiosos de sua época, pois contradiziam a fé dominante que os enredavam. Suas descobertas foram o resultado da filosofia que produziram, do pensamento racional, da lógica conceitual. Eles perceberam que era absurdo imaginar o universo sem Deus.

Por que não nos habituamos a falar da filosofia deísta? Por que parece tão estranho constatar que a razão está conciliada com a ideia de Deus?

Estranhamos porque vivemos sob um paradigma intelectual que decidiu arbitrariamente desconsiderar a “hipótese” da existência de Deus. Uma escolha recente (de acordo com os parâmetros históricos) e que destoa profundamente da longa trajetória de construção do conhecimento ocidental.

Essa escolha enriqueceu o pensamento ocidental?  Conseguiu revogar nossas angústias existenciais? Está satisfazendo as nossas reivindicações civilizatórias? As implicações dessa opção têm aprimorado nossa dimensão ética? Estou entre aqueles que acreditam que não.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.