Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), O Museu Ferroviário de Juiz de Fora recebeu na última terça-feira, 5, a visita de uma comitiva da Valec, estatal responsável pelo planejamento ferroviário do país. O grupo veio conhecer a estrutura e o acervo do equipamento local, como parte da agenda de planejamento e desenvolvimento do Memorial Ferroviário da Valec, a ser implantado em Brasília, com previsão de inauguração no final deste ano.
Tendo à frente o diretor de Finanças, Marcio Lima Medeiros, a comitiva da Valec foi recepcionada por Eduardo Crochet, assessor de Gabinete da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e pelo supervisor do Museu Ferroviário, Marco Aurélio de Assis. “Muito interessante os cuidados com o acervo aqui no Museu Ferroviário de Juiz de Fora. Estamos conferindo cada detalhe para que possamos utilizar no nosso memorial. E contamos também com a adesão da MRS Logística. Essas parcerias são muito importantes no sentido de viabilizar nosso projeto”, declarou Marcio.
Ele informou que a proposta do Memorial Ferroviário da Valec é reunir elementos de valor histórico, que permitam a compreensão da trajetória e da importância das ferrovias brasileiras. Dessa forma, o espaço terá em seu acervo: documentos, mapas, fotos, projetos, relatórios, réplicas e objetos em geral. Para subsidiar a montagem do memorial, a equipe responsável está visitando vários espaços relacionados à ferrovia. Além de Juiz de Fora, o grupo já esteve na Superintendência Regional do DNIT, em São Paulo (SP), na Fundação Memória do Transporte (FuMTran), também na capital paulista, e na fábrica de vagões da Greenbrier Maxion, em Hortolândia (SP).
O Museu Ferroviário é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com gestão da Funalfa.