Prefeita destaca papel do turismo na retomada da atividade econômica em evento no Morro do Cristo

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o turismo tem um dos maiores potenciais de alavancar a economia da cidade, com geração de emprego e renda até mesmo em outros segmentos”. A afirmação foi feita nesta terça-feira, 21, pela prefeita Margarida Salomão durante o evento piloto do projeto City Tour Viva JF no Morro do Cristo.
O projeto, capitaneado pelo Convention Bureau, recebeu recursos do edital de fomento ao turismo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Para a prefeita, não é procedente a crença que a cidade se limita aos eventos de negócios. “Por ser uma cidade polo, Juiz de Fora traz muita gente de outras cidades em épocas como a da realização do Pism, vestibulares, congressos acadêmicos e outros na área de cultura, como o Festival de Música Colonial, na gastronomia e nas cervejas artesanais”, disse a chefe do executivo municipal.
De acordo com Margarida, “Juiz de Fora precisa ter a sua marca, sua identidade, vinculada ao que se tem nas áreas de cultura, turismo, lazer e entretenimento”. Ela ressaltou que o Museu Mariano Procópio “tem um dos maiores acervos do Brasil do período imperial”.
“O que nós precisamos fazer é que as pessoas saibam da existência de tantos atrativos de qualidade. Não podemos mais ter joias guardadas no estojo, elas precisam ser mostradas a todos. A ampla divulgação permitirá que as pessoas venham e fiquem mais dias em Juiz de Fora, o que significa mais gastos e maior giro da economia local”, disse a prefeita.
Viva JF tem como objetivo combater e extinguir o mito de que na cidade não há opções de turismo. A ideia é oferecer uma alternativa profissional para a população, visitantes e empreendedores do turismo e do entretenimento local para que se possam oferecer aos clientes roteiros que agreguem valor aos produtos, como explicou Thais Lima, do Convention Bureau.
De acordo com Thais, “a partir de 16 julho haverá ônibus todos os sábados pela manhã fazendo o City Tour saindo do centro, passando nas proximidades dos hotéis associados ao Convention Bureau”. De acordo com ela, serão disponibilizados também edições especiais para eventos de grande demanda. O Minas Láctea, maior evento de laticínios da América do Sul, que acontecerá de 12 a 14 de julho, fará parte deste projeto. O roteiro para o Morro do Cristo será operacionalizado pelas agências de turismo receptivo associadas ao Convention, de forma alternada, ou seja, na modalidade colaborativa. Os hoteleiros poderão vender na sua recepção o roteiro e os produtores de eventos poderão incluir o City Tour em suas programações.
A prefeita participou também de um café da manhã promovido pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Juiz de Fora. Ela disse que o setor turístico como um todo foi o mais afetado pela pandemia de Covid-19 e que a Prefeitura de Juiz de Fora tem procurado criar condições para a retomada da atividade do setor. “Hoje nós temos uma agenda eletrônica, atualizada diariamente, em que as pessoas podem saber tudo o que se tem para fazer na cidade em quaisquer setores”, disse ela. Através da página, as pessoas podem acessar a agenda “O que tem para hoje”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.