Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), será realizado pela PJF na próxima terça-feira, 14, e quarta-feira, 15, ações de mobilização contra as arboviroses. No Centro, as equipes atuam na vistoria de marquises. No bairro São Mateus, será promovida uma ação de educação em saúde na Praça São Mateus, das 8h às 11h e de 13h às 17h. O bairro Dom Bosco recebe o mutirão de recolhimento de entulhos.
A iniciativa faz parte de uma ação conjunta da PJF, por meio do Programa Boniteza, coordenado pela Secretaria de Governo (SG). Além da SG, a ação envolve a Secretaria de Saúde (SS), a Secretaria de Obras (SO), a Secretaria de Comunicação (Secom), a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), a Secretaria de Assistência Social (SAS), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav).
A ação é contínua e se estende para outras regiões da cidade este mês. Ao longo da semana acontecem as ações de mobilização nos bairros da região e, aos sábados, a intervenção regional é finalizada com um Dia D, no qual ocorre um mutirão intensivo de limpeza.
Ferramenta de denúncias
Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes Aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
O MonitorAr pode ser acessado em qualquer navegador através de smartphones, tablets, notebooks e computadores. O sistema permite que as pessoas possam realizar denúncias de locais de criadouros do mosquito.
Confira o cronograma de ações de mobilização em Juiz de Fora contra as arboviroses:
14/06 a 15/06 – Região Sul/Centro
20/06 a 25/06 – Região Nordeste
27/06 a 02/07 – Região Leste