Museu Mariano Procópio retoma rotina de visitas técnicas

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Museu Mariano Procópio retomou nesta quinta-feira, 19, a rotina de visitas técnicas, que estavam suspensas desde o início de 2020, por conta da pandemia de Covid-19. A volta da atividade aconteceu no contexto da 20ª Semana Nacional de Museus (16 a 22 de maio), com 19 alunos do curso de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), matriculados na disciplina Patrimônio Histórico II, lecionada pela professora Maraliz Christo. Os estudantes visitaram o parque, onde conheceram a mostra “Imagem-Ação- A potência (re) criativa dos museus”, os prédios históricos e a reserva técnica do equipamento cultural, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Na visita, coordenada pela equipe da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes categorias de acervo existentes no espaço, bem como os trabalhos realizados pelos servidores, nos campos da conservação, pesquisa e difusão. A atividade permitiu que o grupo entendesse melhor o papel de uma historiadora ou de um historiador dentro de uma instituição museológica e a compreender os bastidores do trabalho desenvolvido.

“Essa interlocução com a universidade é importante para estimular a formação de futuros pesquisadores, que poderão ter o acervo do Mariano Procópio como objeto de pesquisa. Nós da equipe técnica da Mapro desejamos, cada vez mais, abrir o acervo para a comunidade de pesquisadores em todas as áreas”, afirma o historiador Sérgio Vicente. Ele destaca que, no caso de cursos de licenciatura, as visitas ajudam também na formação de professores, sensibilizando-os sobre a qualidade e importância do museu. “Esses futuros docentes poderão utilizar o acervo e a própria instituição como ferramenta pedagógica, direcionando seus alunos para a pesquisa e a educação patrimonial, como também formando público visitante para a instituição.”

Durante o passeio, os visitantes da UFJF foram convidados a colaborar com a websérie “Minha Pesquisa no Museu”, divulgando os trabalhos que a professora Maraliz os estimula a desenvolver sobre algum objeto do acervo. No final, cada estudante ganhou um exemplar de um catálogo publicado pela Mapro.

O agendamento de visitas técnicas no Museu Mariano Procópio pode ser solicitado pelo e-mail mapro.dep.acervo@pjf.mg.gov.br.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.