A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e a Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais convocaram oficialmente os atletas que representarão o país no Mundial de Desportos Aquáticos de Budapeste e nos Jogos Sul-Americanos, que serão disputados no Paraguai.
A equipe no Mundial terá sete nomes. Entre eles, Kawan Pereira, finalista olímpico em Tóquio e campeão mundial júnior em 2021, Isaac Souza, Luana Lira e Ingrid Oliveira, atletas olímpicos em Tóquio, além de nomes da nova geração, como Anna Lucia Santos, Rafael Fogaça e Rafael Borges.
Para os Jogos Sul-Americanos, a equipe ganha o reforço de Andressa Bonfim. A competição será realizada em Assunção, no Paraguai, entre 1 e 4 de outubro.
“O surgimento desta garotada é resultado de um trabalho que começou lá em 2014, com a criação do Centro de Excelência em Brasília. Primeiro surgiu o Kawan, agora temos outros atletas como Rafael Fogaça e Rafael Borges, que são juvenis, mas estão qualificados para o Mundial. Estamos felizes com a chegada desses atletas”, disse Ricardo Moreira, diretor de saltos ornamentais da CBDA e presidente da Saltos Brasil.
“Dos sete classificados para o Mundial, cinco vêm do projeto do Centro de Excelência e dois fazem parte do Instituto Pró-Brasil, incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. É importante a gente ressaltar o papel do Governo Federal na formação de atletas dos saltos ornamentais do país”, completou o dirigente.
CONVOCADOS
Mundial
Anna Lúcia Rodrigues Martins dos Santos
Ingrid de Oliveira
Luana Wanderley Moreira Lira
Isaac Nascimento de Souza Filho
Kawan Figueredo Pereira
Rafael Fogaça de Araújo
Rafael Rodrigues Borges
Jogos Sul-Americanos
Andressa Bonfim de Lima Mendes
Anna Lúcia Rodrigues Martins dos Santos
Ingrid de Oliveira
Luana Wanderley Moreira Lira
Isaac Nascimento de Souza Filho
Kawan Figueredo Pereira
Rafael Fogaça de Araújo
Rafael Rodrigues Borges
Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)