Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, na tarde desta quinta-feira, 7, a empresa Nexa realizou um simulado de emergência para o rompimento de barragens com os moradores de Igrejinha e da Vila São João Batista, localizados na Zona Norte. A Defesa Civil participou do planejamento e da organização de todo o trabalho, que tem como objetivo conscientizar a população da região e adotar uma cultura de prevenção.
A Nexa é responsável pela gestão de duas barragens de resíduos industriais em Juiz de Fora: a barragem das pedras e dos peixes, que estão seguras e são monitoradas constantemente. O simulado é necessário para que a empresa se adeque às normas da lei 14.066 e, também, assegure a população que habita nas proximidades das barragens, orientando, conscientizando e dialogando com a comunidade.
Foram instalados duas sirenes em partes altas ao redor da sede da empresa. Ao ser acionada, a sonora tem como finalidade sinalizar e indicar a evacuação imediata da área em situação de emergência. O som é propagado de 5 até 10 km de distância do local instalado, garantindo que todas as pessoas possam reconhecer o informe. Após a evacuação, os moradores seguiram por rotas de fuga que levam para os pontos de encontros, no qual receberam atendimento de profissionais da empresa.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (Paemb). Durante o processo, foram analisados a efetividade do sistema de alerta, avaliação dos pontos de encontro, a efetividade das rotas de fuga e o tempo de deslocamento das pessoas que se encontram na Zona de Auto Salvamento (ZAS). A atividade teve uma alta adesão da população mapeada e dos colaboradores da empresa. 1.320 pessoas se deslocaram para um dos doze pontos de encontros, o que corresponde à participação de 68% do público esperado. Dessa forma, o resultado é considerado muito satisfatório e, ainda, superior ao número do último simulado, realizado em 2019.
Além da Defesa Civil, que integra à Secretaria de Governo (SG), outros setores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), como a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), e a Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) participaram da ação. No próximo domingo, 10, o simulado acontece pela primeira vez em Benfica.