Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, representantes da Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), participam de treinamento em primeiros socorros promovido pela Polícia Federal. O curso “Primeiros Socorros em Atividade Policial” é voltado para profissionais da área de segurança pública e acontece durante toda esta semana nas instalações do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4º GAG) no bairro Nova Era. O curso revisa e aprofunda conteúdos já estudados pelos agentes da Guarda, oferecendo mais recursos para quem trabalha nas ruas agir mediante situações urgência.
A atuação da Guarda Municipal ultrapassa a definição legal de proteção aos bens, serviços e instalações da administração pública municipal. Sua função principal é a proteção municipal preventiva, conforme estabelece a Lei 13022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) e esta engloba a integridade física de servidores e cidadãos como o bem maior a ser assegurado.
O comandante da Guarda Municipal, Leandro Lisboa Barros destaca a oportunidade oferecida pela Polícia Federal à Guarda Municipal como fruto das boas relações institucionais mantidas pelas forças de segurança locais. “Essa integração é sempre muito bem vinda, tanto pelo aspecto da interação propiciada às equipes de diferentes corporações, que estarão juntas nesse curso, quanto pela transferência de experiências daqueles que dispõem de maior conhecimento na área específica. Somar e se apoiar faz parte do trabalho diário das forças de segurança. Cada um em sua instituição trabalha pelo mesmo fim que é a segurança da nossa sociedade”, atesta o comandante.
Diariamente, a Guarda atende pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda em via pública. Pessoas, muitas vezes, ignoradas por quem transita pelas ruas da cidade. Andarilhos, crianças e adolescentes em situação de risco social, pessoas em situação de rua, idosos, deficientes, dependentes químicos. Diante desses casos, a corporação procura intervir de forma humanizada, oferecendo apoio e encaminhamento para a rede de assistência social do município.
Em casos de emergência, a formação do guarda municipal garante ao agente prestar os primeiros socorros. A disciplina de “Socorrismo” faz parte da grade curricular do curso para ingressar na carreira de guarda. Cada integrante passa por abordagem teórica e prática, em treinamento voltado ao atendimento imediato de situações de emergência cotidianas, a fim de proporcionar noções mínimas para a condução de casos confrontados no dia a dia de trabalho nas ruas. Frequentemente, a corporação retorna à sala de aula, em processo de capacitação contínua, em que revê conteúdos relacionados ao trabalho da Guarda, incluindo os da área de saúde.