Segurança e Educação se unem pela cultura de paz nas escolas

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, neste sábado, 26, a Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Bairro Parque das Águas, vai sediar evento que marca o lançamento do projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz”. Várias atividades estão sendo programadas para a garotada a partir das 9h. O objetivo do projeto é a interação com a comunidade escolar, com vistas ao fortalecimento da escola como um espaço de educação e de construção da cidadania e da cultura de paz. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Educação (SE).

Alunos e familiares vão poder participar de uma série de atividades de lazer realizadas nas dependências da Escola. Haverá Roda de Conversa com o tema Empreendedorismo Feminino a partir das 10h. A programação segue, até as 13h, com apresentação de paródias, música para criançada, contação de história, brincadeiras, atividades esportivas, teatro, presença da Palhaça Amora, espaço de beleza para mulheres, pintura de mão para crianças, futebol e dança.

A secretária de Educação, Nádia Ribas, ressalta o papel do governo municipal como indutor de diálogos para percepção, escuta e promoção da cidadania nas comunidades. “O projeto ‘Nossa Escola: segurança, cidadania e cultura da paz’ é um projeto que aproxima mais as escolas e comunidades escolares sob o principal pilar que é a cidadania. Será desenvolvido nos territórios de JF, envolvendo várias secretarias, pensando e desenvolvendo ações a partir da provocação da Prefeita para que construíssemos, dialogando com as comunidades o sentido da segurança envolvendo o poder público, nos seus deveres, e a sociedade como um todo, nos seus direitos e deveres”, explica.

A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, aposta nos projetos intersetoriais para que a cidade possa obter melhores resultados na prevenção da violência. “Eu sempre digo que temos muito a fazer, mas só vamos fazer juntos”, afirmou, citando as parcerias das Secretarias de Esporte e Lazer (SEL), Saúde (SS), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo da Inovação e Competitividade (Sedic) e Funalfa. “A intersetorialidade é uma política de governo, que potencializa o espaço de diálogos entre pastas e conceitos, que podem ajudar a fazer a articulação e criar redes. A gente precisa pensar coletivamente como trabalhar a construção da cultura de paz nas escolas para o sucesso de nossas ações”, completa.

A Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão será a primeira escola contemplada com o projeto, que irá se estender a outras escolas municipais durante o ano. A proposta do projeto é trabalhar, junto à comunidade escolar, temas relacionados à promoção da cidadania, prevenção às violências e construção da cultura de paz. Já está sendo trabalhado junto à escola a preparação das próximas atividades.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.