Juiz de Fora já registra o dobro de chuva do esperado para este mês

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora,  em meio ao período chuvoso, típico desta época do ano, Juiz de Fora supera as estimativas e já soma 698,2 mm de chuva em 2022. Apenas em fevereiro deste ano, já choveu cerca de 330 mm, o dobro do esperado para o mês, de acordo com a média histórica medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O volume elevado de chuva em um curto período de tempo, como aconteceu nos 15 primeiros dias de fevereiro, contribui para a manutenção da saturação do solo. Com isso, aumenta a instabilidade de encostas e a possibilidade de queda de blocos.  A Defesa Civil ressalta que, em caso de risco, a população deve entrar em contato pelo 199.
Do dia 1° de janeiro ao dia 15 de fevereiro deste ano foram atendidas 786 ocorrências. A maior parte dessas notificações são relacionadas a deslizamentos de solo e a região mais afetada foi a leste, com  277 ocorrências.
O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, destaca que o trabalho de prevenção, realizado sob coordenação da Secretaria de Governo (SG), foi essencial para mitigar riscos no município. Ele também alerta sobre a importância das pessoas residentes em áreas de risco geológico ficarem atentas aos sinais. “Os moradores devem sempre observar o surgimento de trincas, fissuras, e, também, verificar se solos e terrenos que apresentam alguma dilatação ou deformação. Também pedimos para notar se dentro das residências há portas e janelas que começam a emperrar, pois são indícios de movimentação do solo que ocorrem de forma gradual. Caso observem esses sinais, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil através do 199″, explica.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.