Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a vacinação infantil contra a Covid-19 prossegue nesta terça-feira, 25, para todas as crianças com 10 anos ou mais. Uma novidade, é que a partir de terça-feira, o imunizante Coronavac também será utilizado na aplicação das crianças de 6 a 17 anos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso deste imunizante na última semana, incorporando ao Plano Nacional de Operacionalização (PNO). Com isso, Juiz de Fora começa, nesta terça, a imunização de crianças acima de 6 anos com a Coronovac. O intervalo entre a primeira e segunda dose segue sendo de 28 dias, e todos os locais de vacinação terão o imunizante disponível.
As crianças com 10 anos ou mais podem ir em uma das 7 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelo município, sempre das 8h às 11h, além do Espaço Cidade, também das 8h às 11h. Nesta terça-feira, o Colégio dos Jesuítas, no bairro São Mateus, começa a funcionar como pontos de vacinação, tanto para adulto, quanto para crianças, seguindo a mesma lógica: crianças na parte da manhã, 8h às 11h, e adultos na parte da tarde, de 13h às 17h. A Praça CEU, em Benfica, começa nesta quarta, dia 26.
A SS pede que, para o ato de vacinação, seja levado uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora, cópia do CPF ou o Cartão SUS (caso a criança não tenha, pode utilizar a certidão de nascimento). Para as crianças com comorbidades, é exigido um atestado ou laudo médico, original e cópia, que deverá ser apresentado no momento da vacinação.
Fique atento
A manutenção das datas deste calendário dependem da disponibilização das doses do imunizante por parte do Ministério da Saúde (MS). O intervalo entre a primeira e segunda aplicação, inicialmente, será de oito semanas. O pré-cadastro está disponível no site da PJF, assim como a ficha para a vacinação das crianças
Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar contra a Covid-19 não podem ter recebido outra vacina nos últimos 15 dias e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da vacina Pfizer infantil contra o coronavírus. Além disso, é necessário que a criança fique de 5 a 20 minutos no local após a vacinação, para ser observado casos de possíveis reações.
Confira o calendário e os locais de vacinação das crianças
24 e 25 de janeiro: 10 anos ou mais
26 e 27 de janeiro: 9 anos ou mais
28 e 31 de janeiro: 8 anos ou mais
1º e 02 de fevereiro: 7 anos ou mais
03 e 04 de fevereiro: 6 anos ou mais
07 e 08 de fevereiro: 5 anos ou mais
Locais de Vacinação Infantil:
Espaço Cidade – das 8h às 11h
Colégio dos Jesuítas – das 8h às 11h
7 UBSs que vacinam crianças da 8h às 11h:
UBS Nossa Senhora de Lourdes
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Milho Branco
UBS Nossa Senhora das Graças
UBS Teixeiras
UBS Nova Era
UBS Santos Dumont