Prefeita implementa da Mesa de Diálogo sobre os alagamentos e enchentes em Santa Luzia

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão reuniu moradores, comerciantes e empresários, junto com seu secretariado e os vereadores José Márcio Garotinho e José Otávio Pardal para assinar o decreto nº 14.966/2022, que cria a Mesa de Diálogo e Negociação de Conflitos para debater e apresentar soluções para mitigação dos problemas de alagamentos e enchentes que há décadas  atingem o bairro Santa Luzia e adjacências. “O objetivo é ter encaminhamentos em 60 dias, com respostas para a comunidade de Santa Luzia, mas também que isso contribua para a cidade como um todo. Vamos construir hipóteses de ações público-privadas que poderão ser aproveitadas em outras regiões da cidade”, destacou a prefeita.

Estiveram presentes na assinatura do decreto o Secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, a Secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Aline Junqueira, o gerente de Planejamento e Gestão Financeira, Marcelo Faria, o Subsecretário de Inteligência e Estratégia, da Secretaria do Governo, Richard Tavares e o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo do Amaral.

O presidente da Mesa de Diálogo e Negociação de Conflitos e secretário de Obras, Lincoln Santos Lima, ressaltou: “nossa ideia é trabalhar com projeto, com plano diretor de drenagem, para que a gente tenha uma visão de futuro e que consigamos a resolver os problemas de drenagem em Juiz de Fora a partir de agora”.

Presentes no encontro, os vereadores José Márcio “Garotinho” e Luiz Otávio “Pardal” destacaram que a abertura da mesa de diálogo será fundamental para se encontrar soluções efetivas para a região. Os moradores e empresários da região também agradeceram pela iniciativa e reforçaram que pela primeira vez estão sendo tomadas medidas efetivas para este problema crônico.

Ação preventiva foi fundamental para mitigar danos

No ano passado, foram realizadas 16 grandes operações de limpeza e reparo em bocas de lobo no bairro Santa Luzia. A Secretaria de Obras realizou a limpeza mecanizada e a demolição de muro que estava caído há anos, desobstruindo a passagem de água no córrego Ipiranga, em conjunto com o Demlurb, que trabalhou na limpeza das margens do córrego. Estão sendo realizadas obras para manter a calha do córrego e buscar proporcionar maior estabilidade para o trecho da via.

Na Avenida Santa Luzia, na região conhecida como Cachoeirinha, as encostas da via cederam há alguns anos. O objetivo da ação é manter a calha do córrego, além de proporcionar maior estabilidade para o trecho da via. A licitação foi realizada no dia 25 de outubro, vencida pela HF Engenharia e Construção LTDA, com previsão para início das obras em abril de 2022.

“Conhecemos a história, os problemas. Temos algumas questões que demandam ação imediata. Outras são ações estruturais. Visitamos várias vezes, inclusive na véspera de Natal, após a chuva de 60 milímetros, durante uma hora. Conversamos, estudamos e chegamos a esse grande grupo”, destacou o Secretário de Obras, Lincoln Lima.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.