Folias de Reis encerram peregrinação com entrega de bandeiras

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, patrimônio imaterial de Minas Gerais, a Folia de Reis se mantém forte em Juiz de Fora, que é reconhecida pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) como uma das dez cidades mineiras com maior número de grupos ligados a essa manifestação cultural. Nesta quinta-feira, 6, Dia de Reis, acontecem as cerimônias de entrega das bandeiras, o que marca o fim da peregrinação, iniciada no dia 24 de dezembro. Nesse rito, ao som de cantigas e ladainhas, cada grupo leva sua bandeira para a casa de uma das madrinhas, que fica responsável pela guarda da peça, considerada sagrada, até o ciclo seguinte.

Os 14 dias de peregrinação acontecem anualmente, com apresentações nos bairros da cidade e visitação a outros municípios da região. De origem cristã, o percurso refaz, de forma simbólica, o caminho percorrido pelos três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – para visitar o Menino Jesus, em Belém. A Folia de Reis foi introduzida no Brasil pelos portugueses e incorporou características da cultura local. A tradição mescla música, teatro, dança, performance e religiosidade, constituindo um importante legado de cultura popular.

Na última quarta-feira, 5, a folia Resposta do Oriente – Jesus Vive, do bairro Bela Aurora, fez uma visita ao Paço Municipal, sede da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A diretora-geral da fundação, Giane Elisa Sales de Almeida, agradeceu pela cortesia. “Uma honra receber essa manifestação que é uma das mais potentes da cultura popular mineira, sendo muito forte também em Juiz de Fora”, afirmou, acrescentando que existe interesse da gestão na parceria com os grupos em eventos culturais ao longo do ano. Já o presidente da Associação de Folias de Reis e Charolas de Juiz de Fora e Região, André Brasilino, destacou que a tradição vem se fortalecendo ao longo dos anos, o que pode ser confirmado pela participação das novas gerações nas peregrinações.

As roupas coloridas e a música potente estão entre as principais características das folias. Os instrumentos mais presentes são: sanfona, banjo, caixa, pandeiro, triângulo, chocalho, bandolim, cavaquinho e viola. As coreografias dos palhaços, que representam os soldados de Herodes na perseguição a Jesus, são um atrativo à parte, bem como as orações, quadrinhas e versos recitados há várias gerações ou improvisados pelos foliões.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.