Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, em 2021, Juiz de Fora recebeu mais de 37 mil ações de zeladoria. O sucesso é fruto do trabalho conjunto coordenado pela Secretaria de Governo. No primeiro ano de atuação do Programa Boniteza, mais de 1.600 ruas, 200 praças, 80 escolas e 50 UBSs passaram por manutenção e o serviço de limpeza urbana esteve em quase 200 bairros. Além disso, mais de 25 mil lâmpadas receberam manutenção e quase 2 mil luminárias em LED foram instaladas.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) também realizou mais de 3 mil intervenções de tapa buraco e mais de 1.100 ruas foram atendidas com os serviços de recomposição e pavimentação asfáltica nos corredores de tráfego da cidade. Também foram realizadas 181 intervenções em estradas vicinais. Na área de manutenção dos sistemas de água e esgoto, foram mais de 10 mil reparos em redes e ramais de água e quase 8 mil desentupimentos nas de esgoto.
Já nas margens de cursos de água, houve limpeza em mais de 42 mil metros, incluindo o Rio Paraibuna, córregos, ribeirões e afluentes que passam pelos bairros Democrata, Industrial, Carlos Chagas, Jardim Natal, Milho Branco, Amazônia, Linhares, Progresso, Bonfim, Bairu, Vitorino Braga, Santa Terezinha, Nossa Senhora das Graças, Parque Independência, Jardim Emaús, Igrejinha, Nova Era, Jardim dos Alfineiros, Santa Cruz, Santa Clara, Granjas Icaraí, Retiro, Jardim Esperança, Teixeiras, Santa Luzia, Ipiranga, Santa Efigênia, Cidade Nova, Sagrado Coração e São Geraldo.
Além da limpeza em córregos, o Programa Boniteza atuou na prevenção de alagamentos também com a limpeza de bocas de lobo: foram mais de 1.400. Em articulação com a Defesa Civil, o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC) priorizou a limpeza nos locais apontados como de risco para alagamentos e inundações. Para reduzir danos no período chuvoso, foram priorizados o corte das árvores que possuíam laudo de risco de queda ativos.
Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário
A atual gestão, através da Secretaria de Governo, criou um canal de contato direto com a população para pedidos de zeladoria: o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário. Por meio do número 3690-7241, via ligação ou mensagem no WhatsApp, desde janeiro qualquer cidadão pode solicitar manutenção em iluminação, poda de árvore, tapa-buraco, limpeza de boca de lobo e outros serviços rotineiros de zeladoria.
São recebidas cerca de 150 solicitações por dia. Todas são organizadas pela equipe do Gabinete Comunitário, encaminhadas para o setor responsável pela execução e o andamento da demanda é atualizado em tempo real. Além disso, o solicitante é informado quando o serviço será realizado e a equipe também entra em contato após a execução para que o cidadão avalie o serviço prestado.
A secretária de governo, Cidinha Louzada, é a responsável por idealizar o Gabinete Comunitário e enfatiza a importância do trabalho integrado e organizado. “Tive a ideia de criar o Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário a partir do método de trabalho que era usado para organizar demandas durante o mandato da Margarida como deputada. Com a planilha de solicitações e serviços atualizada em tempo real, conseguimos identificar urgências e trabalhar em conjunto para atender a população com mais rapidez e eficiência. Após um ano de gestão, estamos vendo o reflexo da organização, do trabalho conjunto e do diálogo com a população: Juiz de Fora está mais bonita e bem cuidada. Sabemos que ainda há muito a ser feito na cidade e, por isso, seguimos trabalhando muito”, ressalta.
Boniteza além da zeladoria!
Sob coordenação da Secretaria de Governo, o Programa Boniteza reúne as secretarias da PJF para executar ações que visam a construir uma cidade mais acolhedora e bem cuidada. Com o trabalho integrado, novos espaços de lazer foram disponibilizados: o Parque Municipal foi inaugurado e, em três meses de funcionamento, já recebeu mais de 10 mil visitantes; o parque do Museu Mariano Procópio foi reaberto; e as vias públicas se tornaram espaços de diversão através do projeto Rua de Brincar, que disponibiliza todos os domingos espaço para atividades ao ar livre na Avenida Brasil, entre a Rua Benjamin Constant e a Ponte do Ladeira, e na Rua do Caic, no bairro Santa Cruz. Neste ano, a Rua de Brincar vai chegar a mais regiões de Juiz de Fora.
Outras ações promovidas pelo Boniteza foram a reabertura e revitalização da Ponte Leopoldina – localizada na Avenida Brasil; a campanha “Eu me Importo Com o Paraibuna”; a realização de obras de grafite contempladas pelo edital “Na Parede”; e a iluminação de Natal, com a decoração de três árvores: a da Vida, em homenagem às vítimas de Covid-19; a da Esperança, produzida pelas acauteladas da penitenciária José Edson Cavalieri; e a do Futuro, com enfeites de materiais recicláveis e que simboliza as ações desenvolvidas para valorização das associações de catadores de materiais recicláveis de Juiz de Fora.
O Programa Boniteza é desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Governo (SG); Secretaria de Obras (SO); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Comunicação Social (Secom); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); e Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).