Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recolheu, na última semana, 63 pneus descartados irregularmente em vários pontos da Rua Farmacêutico Vespasiano Ferreira, no Centro. Os materiais foram levados para o Ecoponto de Pneus, onde é feita a destinação correta desses materiais no município.
De acordo com a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), existem normas que se referem ao tratamento dado a pneus inservíveis em Juiz de Fora. A Lei nº 11.650, de 2008, por exemplo, “dispõe sobre a destinação adequada para pneus inservíveis existentes no município”. O descarte irregular de pneu em vias públicas de Juiz de Fora se enquadra no que está previsto no artigo 10º do Código de Posturas do Município (Lei 11.197). Dessa forma, a multa para o infrator pego em flagrante pode ultrapassar o valor de R$ 5 mil. Denúncias podem ser feitas via WhatsApp à Fiscalização da PJF, através do número 3690-7984.
A engenheira ambiental, Victória Abrahão, que atua na equipe de Geoprocessamento da Assessoria de Programação e Acompanhamento (APA) do Demlurb, explica que “os pneus se tornam um problema para o meio ambiente quando descartados de forma incorreta em vias públicas, encostas, corpos d’água, terrenos baldios e estradas vicinais, pois, além de demorar anos para se decomporem, causando poluição e contaminação devido aos líquidos e gases formados, também se tornam locais de criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e fontes de doenças como malária e febre amarela”. Victória ressalta que “outro problema gerado pelo descarte irregular desse material é a obstrução das bocas de lobo, podendo causar enchentes em época de chuva”.
Por meio de um convênio entre o Demlurb e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), o Ecoponto de Pneus recebe esses materiais gratuitamente da população, dando a eles a destinação ambientalmente correta. Os pneus descartados e abrigados no pátio do ecoponto recebem com frequência os procedimentos necessários ao combate do mosquito Aedes aegpyti, acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da PJF.
O Ecoponto de Pneus funciona na Rua Martins Barbosa, s/n, no bairro Nova Benfica, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Outras informações:
(32) 3690-3537 – Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).