Desde o último fim de semana, quando fortes chuvas atingiram Juiz de Fora, equipes da Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), estão atuando em apoio às intervenções da Defesa Civil por toda a cidade. O acompanhamento da GM cumpre, além da função de segurança nos locais de vistoria, a garantia de suporte em transporte de engenheiros em visita aos locais afetados pelas chuvas.
O trabalho em conjunto atende ao pedido do setor neste período de aumento significativo dos números de ocorrências a serem verificadas em função da estação chuvosa. Todos os anos, desde o início da atuação da Guarda Municipal, em dezembro de 2008, a corporação soma esforços ao sistema de proteção e defesa das populações impactadas pelos fenômenos naturais, se disponibilizando para empenhos em parceria com a Defesa Civil do município.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a Guarda Municipal é membro do Plano de Contingência de Desastres geológicos e hidrológicos, participando das reuniões periódicas realizadas com os demais setores envolvidos no sistema de prevenção e socorro à situações de emergência.
É característica do trabalho da Guarda Municipal agir de modo integrado com outros setores. A instituição possui ampla experiência em atendimentos a diversos serviços da Prefeitura, seja junto à fiscalização de posturas, à saúde, à educação, à assistência social. Com a Defesa Civil, esta parceria existe há 13 anos.
Em agosto, a Guarda apoiou outra iniciativa do setor e esteve junto ao abrigo emergencial, montado na Praça do Riachuelo, pela Defesa Civil, para o acolhimento da população em situação de rua, vulnerável às baixas temperaturas. Além da presença, 24 horas, para a segurança de servidores e voluntários, bem como para a manutenção de um ambiente de tranquilidade aos abrigados, as equipes ainda realizaram busca ativa em diversos pontos onde pessoas se abrigavam ao relento. Uma ação que eleva a estatura da ação humanitária do servidor da Guarda, numa clara demonstração de que o trabalho da corporação é, indistintamente, para todos os cidadãos.