O trabalho desenvolvido pela Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na atual gestão foi reconhecido em âmbito estadual, através da entrega da Medalha de Mérito da Defesa Civil. A honraria foi entregue ao subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 20, em Belo Horizonte.
Segundo informações dos ite da Prefeitura de Juiz de Fora, em 2021, a Defesa Civil de Juiz de Fora foi incorporada à Secretaria de Governo (SG) da PJF e passou por processo de reestruturação. Além de ampliação e qualificação da equipe, o órgão passou a realizar intenso trabalho na área de prevenção e monitoramento – tornando-se, inclusive, a primeira Defesa Civil do Brasil a realizar mapeamento de área de risco utilizando a metodologia Gides de forma independente. Todo o mapeamento de risco da cidade foi atualizado com base nessa metodologia, que garante mais precisão nos dados obtidos.
Durante o ano também houve atualização do Plano de Contingência para o Período Chuvoso e, pela primeira vez na história, Juiz de Fora realizou o Plano de Contingência Para Baixas Temperaturas, que garantiu abrigos temporários para pessoas em situação de vulnerabilidade no período de frio. As ações realizadas pela Defesa Civil no município estão garantindo maior segurança para todos os cidadãos. A secretária de Governo, Cidinha Louzada, comenta sobre a importância da continuidade do trabalho de excelência que está sendo realizado pelo órgão. “É uma alegria para esta administração a reinvenção da Defesa Civil. O desafio que me foi dado no início do governo fez o meu medo se transformar em coragem. Eu sabia que era preciso investir numa equipe que fosse puramente de servidores públicos concursados e foi o que fizemos. Agora sei que o trabalho que fizemos na Defesa Civil será mantido, independente da administração”, destaca a secretária.
A Medalha de Mérito da Defesa Civil é entregue após análise técnica que verifica todas as iniciativas desenvolvidas durante o ano. Os contemplados são aqueles que trabalharam para tornar a cidade mais eficiente e que fizeram a diferença na vida da população. O subsecretário Luís Fernando Martins ressalta o papel da equipe nessa conquista. “Não ganhamos nada sozinhos. A equipe é muito boa, empenhada e engajada em prol de fazer um serviço de qualidade para a população. Ter este reconhecimento de maneira tão rápida, só foi possível devido a ida da Defesa Civil para a Secretaria de Governo, ao apoio incondicional e confiança da Cidinha e ao trabalho que é desenvolvido em toda a Prefeitura de maneira integrada. É o reconhecimento de um ano de muito trabalho de todos nós”, pontua.
Medalha
A honraria da Defesa Civil foi criada pela Lei nº 16.190, de 22 de julho de 2009, e recebe o nome do Coronel QOBM Dario Natan Bezerra, oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná que se destacou em ações de defesa civil do Estado. A medalha se destina a condecorar militares, civis e instituições públicas ou privadas que desenvolveram ações relevantes de proteção e defesa civil.
O reconhecimento é concedido devido ao entendimento de que a Defesa Civil deve ser um órgão gerenciador de risco e que deve estar alinhado a diretrizes definidas pela Assembleia do Escritório de Redução de Riscos de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU), através de ações que priorizam sumariamente a prevenção de riscos e desastres.