Considerado o maior ídolo da história do Tupi, Moacyr Toledo, conhecido como Toledinho, será homenageado com uma estátua no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, no próximo sábado, dia 18, a partir das 13h30. A imagem do ex-atleta irá ficar localizada na entrada dos vestiários do estádio.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, em sua história, Toledinho contabiliza 651 partidas disputadas, sendo considerado, até o momento, o maior artilheiro do Galo Carijó, com 201 gols assinalados em jogos oficiais. Além disso, conquistou 31 títulos nos 21 anos em que defendeu o clube.
Além de ter brilhado em campo, Toledo atuou em outras funções no Tupi, sendo técnico dos profissionais e das categorias de base, além de supervisor e administrador do Estádio Salles Oliveira, em Santa Terezinha. O secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta, destaca a importância do ídolo do Tupi para o município. “O Toledo, além de ser jogador de futebol e ter marcado história na cidade, foi treinador de muitos futebolistas em Juiz de Fora, tendo o papel fundamental na formação destes atletas.”
Nos últimos anos, trabalhava nos cuidados do Estádio Municipal. Toledinho morreu de insuficiência respiratória em agosto de 2019.