Os treinadores Antônio Carlos “Kiko” Pereira, Andréa Berti e Sarah Menezes serão apresentados pela Confederação Brasileira de Judô como novos integrantes da comissão técnica da seleção principal de judô para o ciclo Paris 2024, nesta terça-feira, 14.12, durante a abertura da Seletiva Nacional, em Pindamonhangaba (SP). A CBJ fará ainda uma homenagem especial à comissão técnica do ciclo Tóquio 2020 na mesma ocasião.
Primeira campeã olímpica do judô feminino do Brasil, Sarah Menezes será a treinadora principal da seleção feminina, ao lado de Andréa Berti, que sairá da seleção júnior para assumir o posto de coordenadora técnica da equipe principal feminina. Na base, Berti trabalhou com a nova geração de judocas que integram a seleção, como Larissa Pimenta e Beatriz Souza, ambas medalhistas em Mundiais Júnior sob o comando da treinadora.
Já a seleção masculina será comandada por Kiko Pereira, um dos treinadores mais vitoriosos do judô brasileiro, técnico formador do mais novo medalhista olímpico do Brasil, Daniel Cargnin, além da trimedalhista olímpica, Mayra Aguiar, e do bicampeão mundial, João Derly. A japonesa Yuko Fujii, que entrou para história como a primeira mulher treinadora de uma seleção masculina de judô do Brasil, assumirá o posto de coordenadora técnica da equipe masculina para Paris 2024.
Luiz Shinohara, Rosicleia Campos e Mario Tsutsui despedem-se da seleção após conquistarem 14 medalhas olímpicas e 48 medalhas em mundiais no período mais vitorioso da história do judô brasileiro. Eles serão homenageados pela CBJ, em reconhecimento a toda contribuição ao judô brasileiro e em respeito à história escrita nos tatames por esses grandes treinadores.
Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)