Já são 21 registros de furtos deste tipo contabilizados apenas pela Cesama no município em 2021. Muito mais do que o dano patrimonial, os impactos gerados na vida da população, que depende dos serviços, geram a paralisação de outros serviços, prejuízos ao comércio e interferem num direito fundamental das pessoas que é o acesso à água.
Em Juiz de Fora, a questão dos furtos de materiais metálicos e fiações elétricas passou a ter uma nova abordagem neste ano. As operações focam os receptores destes itens, que comercializam e geram demanda da ação delituosa. A operação “Hefestos” vistoriou 15 ferros-velhos da cidade e identificou e recuperou quase duas toneladas de produto de furto.
Aplicativo Cidade Segura
O aplicativo Cidade Segura pode ser baixado na loja de aplicativos do celular. O manuseio é fácil e intuitivo. Na tela inicial constam cinco ações possíveis: faça uma denúncia; telefones úteis; fale conosco; estatísticas; e notícias. No botão “denúncias” o cidadão envia a informação de dano ao patrimônio público. Ele ainda tem a opção de inserir uma imagem, detalhando melhor a situação flagrada. Depois é só enviar. O conteúdo é encaminhado imediatamente ao setor responsável pelo recebimento da demanda.
Central de Atendimento 153
A Central de Atendimento 153, da Guarda Municipal, é um serviço de plantão 24 horas. Trata-se de um canal aberto à população para solicitações e denúncias relativas à área de atuação da Guarda Municipal.