Na madrugada desta segunda-feira, 6, a partir das 4h, foi liberado o trânsito de veículos no viaduto Arquiteto Helio Fádel Araujo, a maior obra viária do Centro das últimas décadas. O primeiro veículo que circulou no local foi a linha de ônibus do bairro Dias Tavares (712), que saiu do ponto da Avenida Getúlio Vargas às 4h15. Agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) estão no local desde a liberação do viaduto e continuarão a orientar motoristas durante todo o dia.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, os pontos de ônibus da Rua Benjamin Constant e Avenida Francisco Bernardino já foram remanejados e há faixas orientativas instaladas nos locais. Já o ponto sentido Centro para o bairro da Rua Benjamin Constant, foi desativado.
Os motoristas devem ficar atentos à alteração de sinalização viárias no entorno do novo viaduto. A SMU alerta que a pista da direita da Avenida Francisco Bernardino não é mais exclusiva do transporte público a partir da Rua Marechal Deodoro e deve ser utilizada apenas por quem vai entrar no viaduto. Já na Rua Floriano Peixoto, as duas pistas de circulação também são de acesso ao viaduto. Porém, os motoristas que estiverem na pista da direita somente podem acessar ao viaduto e, não mais, à Avenida Francisco Bernardino.
Complexo do viaduto Helio Fádel Araujo
Com o objetivo de facilitar o tráfego de veículos na região central e eliminar mais um ponto de interferência rodoferroviária da cidade, o Viaduto Helio Fádel Araujo, que possui 380 metros de extensão, ligando a Avenida Francisco Bernardino à Avenida Brasil, funciona em duas pistas de mão única e contribui para uma melhor fluidez no trânsito por reduzir o tempo de viagem do sistema de transporte urbano, o que garantirá maior conexão entre as regiões do Município.
A expectativa é de que, no horário de pico, o tempo de trajeto dos ônibus da Zona Norte seja reduzido em cerca de dez minutos no sentido para o bairro, pois as linhas que anteriormente passavam pelo Mergulhão para depois acessarem a Avenida Brasil, no Ladeira, vão circular pelo viaduto chegando rapidamente até a margem esquerda do Rio Paraibuna, a partir do bairro Vitorino Braga. Além disso, dez linhas da Zona Leste também terão o trajeto agilizado ao utilizarem o novo viaduto e não sofrerão mais com as interrupções da passagem do trem no sentido Centro para o bairro.
O projeto do Viaduto Helio Fádel Araujo faz parte do complexo viário que inclui a ponte Wilson Coury Jabour Júnior; a pavimentação asfáltica das ruas Francisco Bernardino, Farmacêutico Vespasiano Pinto Vieira, Padre Júlio Maria, Leopoldo Schmidt José Calil Ahouagi, e Howian, além do calçadão situado abaixo do viaduto, entre a Rua José Calil Ahouagi e a Rua Leopoldo Schmidt, que contou com um projeto urbanístico de revitalização do espaço e promoção da acessibilidade para os pedestres. O complexo também abrange a ampliação de calçadas e rampas, além da instalação de piso tátil direcional para garantir o acesso seguro de pessoas com deficiência ao calçadão. A Rua Floriano Peixoto ganhou mais uma pista de circulação a partir da Rua Hipólito Caron, para agilizar e facilitar o acesso ao viaduto.