A gerente de Extensão e Pós-graduação do Centro Universitário, Maria Clara Machado, que realizou a entrega dos materiais, pontuou que, “o encontro foi marcado pelo carinho, já que somos instituições parceiras, além de contribuir para o fortalecimento e o envolvimento das mesmas em um trabalho que faz a diferença na sociedade juiz-forana”.
A supervisora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Sílvia Raquel Victor, reforçou a importância do estabelecimento de parcerias como esta, “pois através do apoio destas instituições, como atores de políticas públicas, fortalecemos a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”. Além disso, ela enfatizou que “ações como essa podem ajudar na sensibilização para arrecadação de frascos para coleta, doação de leite humano, campanhas de divulgação, eventos e muito mais.
“Nossos prematuros agradecem ao Centro Universitário Universo pela iniciativa, bem como a todos docentes e discentes pela doação dos frascos arrecadados nesta campanha”, retribui a supervisora do BLH.
Os frascos doados devem possuir características específicas, como ser feito de vidro e possuir uma tampa de plástico, sendo os potes de cafés solúveis os mais indicados para doação. Esses objetos são essenciais no trabalho do Banco de Leite Humano, pois é lá que o leite será armazenado até sua posterior utilização. Sílvia lembra que, “doar leite materno humano é um gesto que salva vidas. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe”.
O Banco de Leite Humano de Juiz de Fora
O Banco de Leite Humano de Juiz de Fora (BLH) é vinculado ao Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) e presta serviço de coleta de leite para alimentar crianças que, por variados motivos, a mãe não consegue amamentar.
Atualmente, a unidade conta com 43 doadoras ativas e toda mulher que amamenta e produz um volume de leite além da necessidade do seu bebê é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação e se dispor a doar o excedente a um banco de leite humano.
Para quem deseja realizar a doação de leite materno pode procurar o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente na Rua São Sebastião, nº 772 , Centro.