Vencedores da etapa on-line dos Jogos Escolares de Minas Gerais são premiados

Os estudantes-atletas campeões da segunda edição do E-Jemg receberam medalha e troféu nessa quarta-feira (17/11), em cerimônia na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Acompanhados por familiares e pela diretoria das escolas que representam, eles foram recebidos pela subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, e pelo subsecretário de Esportes, José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei.

O E-Jemg é a etapa eletrônica dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). As atividades presenciais da competição foram suspensas nos últimos dois anos em função da pandemia de covid-19. Os jogos são destinados a estudantes de 12 a 17 anos, de escolas públicas e particulares do estado.

Com objetivo de promover o desenvolvimento cognitivo e o aperfeiçoamento humano por meio das práticas esportivas, a competição estimula o vínculo do aluno e da família com a escola e contribui para a diminuição da evasão escolar.

Ampliação

O desafio de inovar no modelo das competições mantendo a formação e a interação entre os estudantes teve resultado positivo. Em 2021, os jogos eletrônicos passaram de três para cinco modalidades: Fifa 2020, 8 Ball Pool (sinuca), Mario Kart Tour, Xadrez e NBA 2K20, nas categorias feminino, masculino e misto. A adesão também aumentou, saltando de cerca de 450 participações, em 2020, para aproximadamente 750 em 2021.

Segundo os subsecretários, no próximo ano, as competições eletrônicas devem ser mantidas de forma concomitante às presenciais, após o fim do isolamento.

Atletas

Mateus Rocha Silva, da Escola Estadual Odilon Behrens, de Guanhães, foi campeão de sinuca. Ele conta que não dominava o jogo e precisou pesquisar na internet para aprender os principais passos para as partidas on-line. “Procurava me concentrar antes dos jogos. Treinei com colegas e conheci muita gente de outras escolas. Estou muito feliz, não esperava ganhar, mas fui vencendo meus oponentes e hoje sou campeão”, relata.

Rita Soares Mendes, diretora da Escola Estadual Professora Hermínia Pereira de Almeida, de Ataleia, comemora o bicampeonato de Pedro Lucas Macedo Amaral no Fifa 2020. “O esporte auxilia no desenvolvimento do aluno como um todo e é fundamental em cidades pequenas como a nossa, em que faltam opções de lazer. Sempre participamos do Jemg. Os alunos ficam motivados e isso influencia no desempenho escolar. A vitória do Pedro no on-line ano passado foi uma euforia e mais estudantes quiseram participar este ano. Estamos muito orgulhosos”, diz.

Clique aqui para conferir vencedores, escolas e alunos participantes.


Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.