Na última quinta-feira, 4, os moradores do Santa Luzia participaram do segundo encontro do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A capacitação busca habilitar voluntários da comunidade em relação às noções de prevenção e defesa civil.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o encontro contou com a palestra do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, ministrada pelos cadetes Heraldo, Aline e Alves. A apresentação abordou técnicas de primeiros socorros para crianças e adultos, ações de prevenção a acidentes domésticos, além de explicar cuidados necessários diante de afogamentos. Com demonstrações em vídeos e auxílio de um boneco simulador, os participantes puderam reconhecer as situações de riscos e aprenderam a atuar corretamente diante delas.
Nesta semana, a engenheira e supervisora de Voluntariado e Educação, Aline Gasparoni, e a gerente de Departamento de Prevenção de Atividades Intersetoriais (Dpai), Camila Galvão, discutirão sobre a estrutura da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), como ocorre o funcionamento de setores e a solicitações de ocorrências. Aline destaca a importância do trabalho conjunto com outras corporações. “Os voluntários estavam muito animados com a palestra do Corpo de Bombeiros. Eles puderam se identificar com as situações apresentadas e adquirir novas perspectivas de prevenção”, conta.
Capacitação contínua
Os Nupdecs formados pela Defesa Civil passam por módulos de capacitação frequentes a fim de manter os voluntários atualizados. Na semana passada, os moradores do bairro Linhares que compõem o Nupdec Leste estiveram no prédio da PJF e participaram de capacitação sobre reciclagem. Além disso, foram realizadas discussões sobre o Plano de Contingência, as ocorrências recebidas e os preparativos da Defesa Civil para o período chuvoso. Com o objetivo de manter o diálogo com os voluntários, os encontros ocorrem mensalmente e o tema é selecionado pelos capacitados.