Castramóvel retoma atividades na próxima terça-feira, 9

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, irá retomar as atividades de castração de cães e gatos na próxima terça-feira, 9.

O serviço de castração passou por interrupções entre 2018 e 2020, mas a gestão atual da Secretaria de Saúde (SS) estabeleceu metas para retornar com a castração animal ainda este ano.

De acordo com o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira, o processo de contratação da empresa que fará o serviço foi concluído e a empresa vencedora da licitação iniciará a execução dos serviços já na próxima semana. “Os procedimentos serão realizados seguindo as boas práticas no ambiente cirúrgico e as castrações poderão ser realizadas no veículo castramóvel, em conformidade com a resolução nº 962, de 27 de agosto de 2010, que normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional”, explica.

Visando à transparência no processo, os cadastros já existentes em posse do departamento serão triados, e os novos pedidos de castração serão realizados por meio plataforma digital da Prefeitura de Juiz de Fora – “Prefeitura Ágil”, dando eficiência, transparência e agilidade. Cabe destacar que todos os trabalhos e procedimentos serão coordenados pela gerência do Departamento de Saúde Animal em exercício.

De acordo com a gerente do Canil Municipal, Rondônia Tassi Muniz, a castração vai dar prioridade aos animais que se encontram no estabelecimento, para depois prosseguir em outras áreas da cidade. “A expectativa é de que sejam realizadas cerca de 50 castrações por dia, o que contribuirá bastante para a diminuição da fila”, aponta Rondônia.

Devido à pandemia da Covid-19, os eventos de adoção de animais com presença de público precisaram ser interrompidos, e isso afetou o número de animais adotados. Outro problema atrelado à pandemia, está o aumento do número de animais abandonados, fazendo com que a população do canil crescesse ainda mais. Desde o controle epidemiológico da Covid-19 no município, a PJF vem realizando eventos de adoção responsável, tentando diminuir a quantidade de animais no Canil. A Secretaria de Comunicação (Secom) criou a campanha “Me adota aí”, uma ação que estimula a adoção responsável de cães e gatos em Juiz de Fora.

Quem deseja adotar um animalzinho, pode entrar em contato pela página do Facebook e o perfil do Instagram (@canilmunicipaljuizdefora).

Acesse as redes sociais do Canil Municipal ME ADOTA AÍ!

Outras informações:
(32) 3225-9933 – Adoção responsável




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.