Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, no último Nupdec, realizado no bairro Graminha, foi bem recebido na comunidade e, por isso, os servidores da Defesa Civil estão com boas expectativas para a formação no Santa Luzia. “O Nupdec no Graminha deu um gás. Os moradores elogiaram e ficaram muito satisfeitos. Eles passaram a enxergar o trabalho da prefeitura com outro olhar”, comenta a engenheira e supervisora de Voluntariado e Educação Preventiva da Defesa Civil, Aline Gasparoni.
A programação prevê a realização de oito módulos. Para iniciar a capacitação, nesta quinta-feira, 28, o Departamento de Prevenção de Atividades Intersetoriais (Dpai) apresentará o projeto, explicando os objetivos, noções do trabalho de voluntariado e a importância da comunicação em grupo. Serão distribuídos kits, que contêm caderneta, caneta, álcool em gel e máscara. O espaço conta com protocolos de biossegurança, como uso de máscaras obrigatório, distanciamento mínimo de 1,5 m, e ambiente arejado.
O Nupdec visa a habilitar com noções de defesa e prevenção, para que os moradores criem percepções de risco da sua região através de orientações e treinamentos. No entanto, esta atividade é realizada para que, também, a comunidade sinta-se acolhida e mais próxima à Prefeitura. “É importante para que os habitantes da região conheçam outros serviços oferecidos e participem efetivamente da construção da cidade”, ressalta a assistente social e supervisora de serviço social, Tamara Duarte. Após as formações, é criado um vínculo entre a instituição e a comunidade, a fim de dar continuidade ao trabalho realizado. O propósito é expandir este trabalho para todas as regiões de Juiz de Fora.