Ações da SE possibilitam acesso regular à alimentação nas escolas e creches

A garantia do direito à alimentação dos alunos da rede pública municipal e das instituições parceiras do município (creches) é um tema presente no cotidiano da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que, desde o início da atual gestão, desenvolve diversas ações na perspectiva de que bons hábitos alimentares refletem em um melhor rendimento escolar, crescimento e desenvolvimento físicos.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, neste dia, 21 de outubro, em que se comemora o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, o supervisor de Nutrição e Alimentação Escolar da SE, Thiago Balbi Seixas, ressalta a relevância do tema. “A alimentação na escola tem um viés político importante na garantia do direito à segurança alimentar e nutricional, especialmente no período de pandemia”.

Em Juiz de Fora, durante o sistema híbrido de aulas, alunos matriculados na rede municipal de ensino e crianças atendidas nas instituições parceiras do município (creches) seguem recebendo “Kits Alimentação”, além de poderem contar com a alimentação oferecida nas escolas e nas creches aos educandos cujas famílias optam pelo retorno presencial.

A entrega dos “Kits Alimentação” em 2021 foi resultado da parceria entre a SE e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa faz parte da “Mesa de Cidadania”, espaço de articulação e integração das ações de combate à fome, lançado pela prefeita Margarida Salomão em janeiro deste ano.

No acompanhamento das escolas municipais e das creches parceiras, a SE segue as novas recomendações nutricionais para a alimentação escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que incluem a redução do consumo de açúcar e alimentos doces (proibidos para crianças menores de 3 anos), a priorização do consumo de alimentos naturais e minimamente processados, além da restrição ao consumo de alimentos processados e ultraprocessados.

Assim, crianças, adolescentes, jovens e adultos das creches parceiras e das escolas da rede municipal de Juiz de Fora têm bons motivos para celebrar esta data, que se relaciona também com a comemoração, em algumas regiões do país, do Dia da Merendeira Escolar, no próximo dia 30. As ações da SE reconhecem a contribuição dos profissionais envolvidos neste processo de promoção de uma alimentação saudável.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.