Conselho Municipal de Turismo homologa alteração no Plano de Turismo

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, oConselho Municipal de Turismo (Comtur) homologou a primeira alteração no Plano Municipal de Turismo, em reunião extraordinária no dia 22 de setembro. As modificações foram sugeridas pela Secretaria de Estado e Cultura (Secult) com objetivo de definir cronogramas físico e financeiro para as ações a serem desenvolvidas com base no plano.

O documento é uma ferramenta de planejamento elaborado para apoiar a condução do desenvolvimento do setor e prevê objetivos e ações estratégicas a serem implementadas, geridas e monitoradas em médio e longo prazo.

O Plano Municipal de Turismo foi lançado em 2020 e está disponível para todos os interessados que podem acessá-lo pelo site institucional da Prefeitura de Juiz de Fora.

O processo de elaboração do Plano Municipal de Turismo contou com a mobilização da sociedade, por meio de reuniões periódicas e sistemáticas, que propiciaram a construção coletiva e colaborativa do conteúdo que compõe o documento. O plano contou com a contribuição das entidades da cadeia produtiva do turismo local: Comtur JF; da então Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária; Convention & Visitors Bureau; Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Regional Zona da Mata (Abrasel); Polo Ecológico e Gastronômico do Rio do Peixe e Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Um dos objetivos do Plano Municipal de Turismo é difundir o turismo receptivo na cidade através da criação de produtos turísticos, por meio de roteiros, que possam ser utilizados pelos cidadãos locais e visitantes para conhecer os chamados “Caminhos de Minas”.

A Secretaria de Turismo de Juiz de Fora (Setur) está elaborando roteiros que poderão ser adotados pelas agências de turismo e viagens, entre os roteiros que serão disponibilizados estão os Caminhos da Cultura (museus, arquitetura e artes), Caminhos das Cervejas Artesanais, Ruralidades, Mineiridades (gastronomia, cachaça, lingüiça, torresmo, queijos e outros), Esportes Radicais e o circuito da Estrada União e Indústria.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.