Pluviômetros passam por manutenção em Juiz de Fora

Diante da proximidade do período chuvoso, os pluviômetros de Juiz de Fora passaram por limpeza e manutenção. Os serviços foram realizados durante esta semana por empresa contratada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, os pluviômetros são fundamentais para auxiliar a Defesa Civil na preparação para situação de risco, já que registram a intensidade e o volume das chuvas em diversas regiões da cidade. Em Juiz de Fora, há 25 pluviômetros automáticos e 11 semiautomáticos. Os equipamentos automáticos registram o volume e intensidade da chuva e enviam os dados em tempo quase-real para o Cemaden, enquanto as informações coletadas pelos semiautomáticos são armazenadas para análise posterior.

O Cemaden, através da leitura dos equipamentos, analisa dados, emite alertas quando necessário e identifica aqueles que precisam de ajustes. Nesta semana, dez pluviômetros automáticos passaram por manutenção: Aeroporto, Centro, Cidade Universitária, Filgueiras, Grama, Graminha, Linhares, Monte Castelo, Passos Del Rei e Paula Lima.

Além disso, houve a instalação de um pluviômetro automático em Santa Luzia. No último período chuvoso, a Defesa Civil identificou ocorrências significativas no bairro tanto hidrológicas (inundações e alagamentos) quanto geológicas (deslizamento de solo). O registro da pluviometria na região possibilitará mais precisão na emissão de alertas para os moradores.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.