A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora, está recebendo doações de livros para projeto de leitura direcionado aos detentos do sistema prisional em Juiz de Fora. A iniciativa é da Ordem dos Advogados (OAB), Subseção Juiz de Fora, em parceria com o Centro Universitário Estácio e Atena Bookstore. Todo o material arrecadado será destinado à criação de espaços de leitura para pessoas que cumprem pena de privação de liberdade em unidades prisionais da cidade. Os interessados em doar devem direcionar os livros à sede da Sesuc, que fica na Avenida Sete de Setembro, 768, Bairro Costa Carvalho, no horário das 8h às 13h e das 14h às 17h.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, para a secretária de Segurança, Letícia Paiva Delgado, poder participar desse projeto é mais uma oportunidade de fazer valer o papel cidadão do órgão. “A Sesuc tem por dever estimular e acolher iniciativas como essas, que levam em conta o ser humano que se encontra privado da liberdade, principalmente pelo sentido de busca de resgate da dignidade a essa pessoa por meio do investimento na leitura”, afirmou.
Atualmente, a Sesuc abriga em sua estrutura física programas de prevenção à criminalidade, desenvolvidos pelo Instituto Elo no município. O programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) tem como objetivo principal promover o acesso a direitos para homens e mulheres que tiveram a liberdade privada. Apoio na retirada de documentos, integração da família no retorno ao meio social, capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho se somam a fim de minimizar a vulnerabilidade e o retorno a ações delituosas.
A Central de Atendimento às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) visa à consolidação de uma política criminal de responsabilização penal alternativa ao cárcere, mediante o efetivo monitoramento e acompanhamento das penas e medidas alternativas e da qualificação da execução penal via ações e projetos de caráter reflexivo e pedagógico. O PrEsp e a Ceapa funcionam em prédio anexo à sede da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), à Avenida Sete de Setembro, 768.