Prefeita assina protocolo para implantação de Centro de Tecnologia e Inovação no Moinho

A Prefeitura de Juiz de Fora, o Moinho e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe) assinaram, nesta terça-feira, 24, um Protocolo de Intenções para viabilizar, por meio de iniciativas e concessões mútuas, a implantação de um Centro de Tecnologia e Inovação nas instalações do Moinho Zona Norte. A assinatura ocorreu em ato realizado no Moinho, com a presença da prefeita Margarida Salomão, secretários municipais, vereadores, empreendedores e entidades representativas.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o objetivo é contribuir com a consolidação do ecossistema de tecnologia e inovação de Juiz de Fora e região, utilizando a estrutura do Moinho para estimular a integração e interação entre empresas, academia, sociedade e governos, atraindo e mantendo, em Juiz de Fora e região, o capital humano intelectual e projetos de empreendimentos com alto potencial de crescimento e de impacto social.

A prefeita Margarida Salomão destacou que a iniciativa privada tem um papel importante no sentido de reabilitar a condição urbana da região. “Este é um empreendimento que não apenas intervém na Zona Norte, mas na geografia geral da cidade, um exemplo para outros empreendimentos. Juiz de Fora é protagonista de ciclos importantes da história. Do café, industrial, da energia, que trouxeram prosperidade e também desigualdade. Uma intervenção dessas tem a chance de desencadear um outro padrão, com mais igualdade e oportunidade”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, considera que “a parceria é muito importante para o desenvolvimento, inicialmente, da Zona Norte, afetando a mobilidade urbana e criando oportunidade para o desenvolvimento do empreendedorismo social. Em segundo lugar, conecta um empreendimento privado de grande impacto social com o poder público e academia, através da Fadepe, que é a Fundação de apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), IF Sudeste (Instituto Federal) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), de modo em que o empreendedorismo social vai também se beneficiar do conhecimento gerado na academia, impactando a inovação na região”.

O empreendedor e sócio do Moinho, Marcelo Machado, destacou que “o projeto começa pensando na Zona Norte, uma região ainda carente, para promover as mudanças em Juiz de Fora e região”, explica. “Estamos aqui para apoiar as pessoas, para que façam a transformação que todos precisamos.” O CEO do Moinho, Ricardo Podval, fez uma apresentação da estrutura e projetos em andamento no Moinho. “O propósito é que este espaço seja um palco para transformação e o desenvolvimento da economia por meio de empreendedores locais. É um prazer desenvolver projetos em conjunto para transformar a vida daqueles que hoje são invisíveis.”

“É de grande importância esta parceria entre o Moinho, nossa fundação de apoio e, ao mesmo tempo, fortalecemos a relação com a Prefeitura. É um momento histórico e importante para todos nós. A Fundação sempre olhou para dentro da Universidade e agora está presente em esferas da região, primordialmente Juiz de Fora, a diferença é muito grande. Enquanto gestor de fundação, o papel do empreendedorismo social é vital dentro do contexto atual”, considerou o presidente da Fadepe, José Humberto Viana Lima.

Para o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Juraci Scheffer, a parceria pode mudar a realidade da região. “A Câmara se coloca à disposição para o que for necessário”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.