Funalfa inicia visitas às escolas de samba da JF

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) iniciou nesta semana uma série de visitas às escolas de samba de Juiz de Fora. O objetivo é conhecer as quadras ou locais de ensaio e a estrutura das agremiações, além de ouvir demandas e tomar conhecimento das possibilidades de cada uma para captação de recursos, por meio da promoção de eventos ou outras fontes. “Neste primeiro momento, não existe nenhuma sinalização no sentido de retomada dos desfiles oficiais em 2022. O quadro sanitário ainda está indefinido, então, o que procuramos é estreitar o contato com as escolas”, explica a gerente do Departamento de Cultura e Território, Silvânia Santos.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, quatro escolas já receberam a equipe da Funalfa: Turunas do Riachuelo, Rivais da Primavera, Vale do Paraibuna e Real Grandeza. “A receptividade dos diretores tem sido muito boa. Percebemos que há interesse em somar esforços com a Funalfa no sentido de traçar estratégias que permitam o fortalecimento do carnaval de escolas, tão tradicional em nossa cidade.”

Além do Departamento de Cultura e Território, integram a comitiva da Funalfa funcionários do Departamento de Recursos Compartilhados e do Gabinete, incluindo a diretora-geral da fundação, Giane Elisa Sales de Almeida. “As visitas continuam nas próximas semanas, e a expectativa é de conhecer todas as agremiações, tanto as ligadas à Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf) quanto as filiadas à Aliança Carnavalesca Regional”, pontua Silvânia. Ela acrescenta que existe interesse também na aproximação com agremiações que não estão na ativa.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.