Guarda Municipal encerra mês de julho recolhendo oito animais

A equipe da Guarda Municipal, treinada para a contenção de animais silvestres, está encerrando o mês de julho com oito recolhimentos em vários bairros da cidade. Bosque do Imperador, São Dimas, Jóquei Club, Santa Cecília, Bom Pastor e Manoel Honório foram os locais nos quais duas maritacas, um gavião, um urubu e quatro gambás que se encontravam desorientados ou feridos foram atendidos. Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o último recolhimento feito no Manoel Honório, na quinta-feira, 29, três gambás se encontravam dentro de uma mesma gaveta numa garagem de um prédio.

Os animais capturados pela Guarda Municipal são transportados em condições de cuidados para a proteção de sua integridade física. Eles são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), para avaliação veterinária, tendo garantia de atendimento adequado, antes de ser dado prosseguimento à reinserção ao meio ambiente.

A população pode solicitar apoio da Guarda para a contenção de animais na área urbana, ligando para o telefone 153, no horário das 8h às 18h. Como a atividade acontece paralelamente às demais ações das equipes, o atendimento segue alguns critérios como a dificuldade do animal retornar ao seu habitat ou o perigo que possa estar oferecendo à vida das pessoas.

Recentemente, integrantes da equipe de proteção ambiental foram treinados para o manejo de animais silvestres, em capacitação realizada em parceria com a 4ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente e o Cetas. Em reforço das ações, a GM ganhou equipamentos novos que estão sendo utilizados nas operações de contenção e transporte das diferentes espécies encontradas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.