Na manhã desta quinta-feira, 8, as equipes da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) estiveram nas trilhas do Morro do Imperador para verificação das condições de acesso ao local e retirada de lixo deixado no caminho por visitantes. Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a atividade faz parte do monitoramento da área verde, realizado, periodicamente, pela Guarda Municipal com o objetivo de levar mais segurança para os moradores do entorno e frequentadores da área. Cerca de 50 quilos de resíduos foram recolhidos na parte inicial da trilha, próximo à Rua Constantino Paleta.
A trilha é frequentemente utilizada por pessoas como opção de lazer junto à natureza em pleno centro da cidade. O percurso, de aproximadamente um quilômetro, tem nível leve de dificuldade para quem se aventura chegar ao Mirante Salles de Oliveira por um caminho diferente. A trilha passa em meio à vegetação da encosta, com pista livre, sem necessidade de entrada na mata. Em alguns pontos passa-se próximo ao paredão de pedra e já no final, é possível observar a cidade por um novo ângulo. A caminhada dura em média 45 minutos.
Desde 2010, a Guarda Municipal faz rondas preventivas no local, coibindo a prática de atividades ilícitas, ampliando a sensação de segurança, monitorando as condições de proteção ambiental e minimizando o risco de incêndios. O projeto “Trilhas do Imperador” tem reconhecimento da Funalfa, que concedeu o prêmio “Amigo do Patrimônio” à iniciativa pela atuação em benefício da preservação e da promoção do patrimônio cultural da cidade. As atividades desenvolvidas, com grupos em visitas às trilhas, levam em conta também os aspectos histórico, cultural e paisagístico da área.
Além de ser uma atividade de segurança pública, o trabalho contribui para a percepção da comunidade sobre o patrimônio natural do Morro do Imperador. A partir da implantação do trabalho, mais pessoas puderam conhecer o caminho e aprender sobre a importância histórica de um dos mais significativos marcos geográficos do município, ampliando a compreensão sobre a memória do município.
Durante a pandemia de coronavírus, as caminhadas guiadas em grupo, ficaram suspensas. A limpeza realizada, no dia de hoje, vislumbra a perspectiva de retomada deste tipo de atividade assim que as condições epidemiológicas permitirem.