Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo de Juiz de Fora é apresentado pela PJF

Nesta terça-feira, 29, será apresentado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio das secretarias da Fazenda (SF) e de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Sustentabilidade (Sedic) o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo de Juiz de Fora. O evento será realizado a partir das 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, na Rua Gilberto de Alencar, 1, no Centro, e contará com a presença da prefeita Margarida Salomão, secretários municipais, entidades empresariais e imprensa. A população pode acompanhar o encontro, ao vivo, no perfil oficial da Prefeitura, no Instagram e Facebook.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, explica que o plano é “um roteiro para identificação das potencialidades existentes na cidade, para que consiga consolidar as atividades que hoje já têm relevância na economia local, bem como o capital humano e capacidade de pesquisa que dispõe, alinhando-as com a germinação e atração de novos empreendimentos em Juiz de Fora, que favoreçam a transformação de sua estrutura produtiva e uma articulação mais intensa com a economia regional.”

O Plano envolve, basicamente, cinco perspectivas básicas: 1) a criação de um ambiente de negócios mais amigável aos empreendedores, com processos de simplificação de procedimentos e desburocratização; 2) a definição de missões estratégicas que permitam mapear e levar adiante atividades “portadoras de futuro”, mas que em Juiz de Fora, apesar de terem grande potencial, encontram-se em estado latente, como os segmentos produtivos do complexo industrial da saúde e o setor de novas energias; 3) a reinserção competitiva de setores tradicionais na cidade, como o têxtil-confeccionista e o de alimentos; 4) o fortalecimento da economia solidária e da economia criativa; 5) a criação de um Plano Geral de Incentivos, que estimule toda a economia local e regional, fixando metas e contrapartidas.

Segundo a secretária da Fazenda, Fernando Finotti, a pasta apoiou a elaboração do Plano estudando possíveis benefícios fiscais, como isenção do Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pensando em formas de estruturar os projetos que venham a se apresentar no município, numa análise econômica e financeira. “Nosso objetivo com essas discussões é conhecer, a partir das falas dos setores, como podemos ajudar a tornar um projeto viável e com que elementos vamos trabalhar para viabilizar os projetos que têm interesse no município e para o qual o nosso município tem vocação”, explica.

Envolvimento da sociedade

Para o secretário Ignacio Delgado, o Plano é um guia para a ação e o debate, que só terá êxito se envolver toda a sociedade de Juiz de Fora e for conduzido em sintonia com agências de todas as esferas federativas, organismos e sujeitos locais, regionais, nacionais e internacionais. “Não é um conjunto de fórmulas prontas, nem um pacote de intenções ou medidas impositivas. É um convite para Juiz de Fora refletir sobre sua trajetória e construir de forma compartilhada seu porvir. Um pacto entre as pessoas do presente, com raízes em nossa história e com mira num futuro sustentável e inclusivo.”




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.