A prefeita Margarida Salomão visitou o Museu Mariano Procópio, que amanhã completa cem anos de fundação, na tarde desta terça-feira, 22. O objetivo foi conhecer de perto a situação dos prédios históricos, do parque e do acervo para respaldar as intervenções do município no sentido de garantir a integridade do legado doado por Alfredo Ferreira Lage ao município de Juiz de Fora e permitir que o mesmo seja plenamente acessível aos seus cidadãos e às suas cidadãs.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a prefeita foi recebida pela diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa Sales de Almeida, que responde interinamente pela Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro) e pela equipe técnica do equipamento cultural. Margarida classificou as condições atuais do espaço como precárias e reafirmou a necessidade urgente de mudanças no plano institucional, com o objetivo de garantir uma gestão profissional e especializada de todo o complexo museal.
Nesta quarta-feira, 23, dia do centenário do Museu Mariano Procópio, o município encaminhará para a Câmara Municipal um projeto de Lei que prevê alterações no modelo de gestão do museu, que é o primeiro de Minas e considerado um dos mais importantes do país. A proposta é que ele passe a ter um (a) superintendente, escolhido (a) por meio de seleção pública, que responderá pela gestão direta. O segundo cargo seria o de diretor, com funções de curadoria, selecionado pela prefeita a partir de uma lista tríplice encaminhada pelo Conselho de Amigos do Museu.
A tramitação da proposta no Legislativo, terá início com uma audiência pública agendada para quinta-feira, 24, às 15h, em ambiente on-line. A prefeita pontuou, no entanto, que algumas intervenções de preservação serão tomadas em caráter emergencial, antes que o debate em torno do modelo de gestão seja concluído.