A partir desta segunda-feira, 14, Juiz de Fora passa para a Faixa Laranja do programa municipal de enfrentamento à Covid-19, “Juiz de Fora pela Vida”, devido à publicação da Nota Informativa 19, pela Secretaria de Saúde (SS). Seguindo um conjunto de indicadores propostos pelo Guia Orientador, publicado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a publicação classifica o município em “risco moderado”, permitindo o avanço.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a Nota Técnica 13 do programa, também divulgada nesta segunda-feira, trouxe alterações nos horários de restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação, lojas de conveniência e bares, cujo funcionamento está permitido na Faixa Laranja. Os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 22h. Após este horário, deverão estar fechados e sem clientes. O autosserviço (self service) também está liberado.
Nos hotéis, fica autorizada a permanência em áreas comuns externas e refeições seguindo protocolos de biossegurança. Já em shoppings, está permitido o aluguel de brinquedos individuais nos corredores.
As atividades esportivas coletivas permanecem proibidas na Faixa Laranja. Em clubes, áreas ao ar livre podem ser abertas com controle de fluxo e são permitidas atividades esportivas em dupla, desde que não envolvam confronto, vetada a aglomeração para acompanhamento de tais atividades. Parques têm permissão para funcionamento de terça-feira a domingo, das 6h às 18h.
As reuniões comerciais (encontros científicos, corporativos e outros de natureza comercial), com 80 pessoas, mais 20% de staff, devem ser autorizados pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) e monitorados por comissão da Secretaria de Turismo (Setur) e entidade promotora. As realizações devem respeitar o limite de 50% da capacidade de espaço e de uma pessoa a cada quatro metros quadrados.
Acompanhe a publicação de Notas Técnicas, faixas de classificação e os protocolos de biossegurança do programa “Juiz de Fora pela Vida” no site.