Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna são os skatistas que representarão o Street masculino do Brasil nas Olimpíadas. O trio da Seleção Brasileira de Skate garantiu a vaga matematicamente na semifinal do Mundial de Street, em Roma (ITA), no sábado (05.06). Kelvin Hoefler (3º) avançou entre os 8 melhores para a decisão deste domingo. Giovanni Vianna e Felipe Gustavo ficaram na 18ª e 19ª posição.
“Agradeço aos meus parceiros que conseguiram essa vaga, o Giovanni e o Felipe, porque eles também andaram bastante e isso motivou um ao outro. É gratificante porque é a primeira vez que a gente vai estar lá. Vai ser uma experiência nova para mim e para todos. Não vejo a hora de chegar lá e representar o Brasil”, destaca Kelvin Hoefler.
“Acho que nunca me senti assim. Comecei a andar de skate em Brasília, em 98. Eu nem sabia que o skate ia ser algo olímpico, que ia ser profissão. Depois de tanto tempo, 22 anos de skate, o skate entrou nas Olimpíadas, fui fazer parte da primeira Seleção. Eu me sinto privilegiado por isso. Nem sei qual vai ser a sensação, mas só de estar lá entre os melhores representando o meu país deve ser um sentimento que só quem está lá sabe como é”, celebra Felipe Gustavo.
“Não estou nem acreditando até agora. Vim de uma lesão no joelho e acabou dando tudo certo. Estou feliz por isso, por ter conseguido andar de skate, mesmo não tendo passado para a final. Esse é o melhor sentimento. Minha família está muito feliz. Parece algo mágico”, comenta Giovanni Vianna.
No Street feminino, Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Leticia Bufoni haviam confirmado a vaga para os Jogos de Tóquio na sexta (04.06). Na categoria Park, a definição veio no fim de maio. Assim como no street, a equipe brasileira conseguiu qualificar o limite máximo de seis vagas: Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas no masculino, além de Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp no feminino.
Investimento federal
Dos 12 atletas selecionados, dez são integrantes atualmente do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro. Na modalidade Park, 100% são contemplados. Cinco são integrantes da categoria Pódio, a principal do programa, reservada a atletas colocados entre os 20 melhores do mundo, e Pedro Quintas pertence à categoria Internacional.
No Street, Pâmela, Leticia, Kelvin e Felipe Gustavo fazem parte da categoria Pódio. Rayssa só não integra o Bolsa Atleta porque, aos 13 anos, ainda não tem a idade mínima exigida, de 14 anos. Giovanni foi indicado pela Confederação Brasileira de Skate para integrar a próxima lista da Bolsa Pódio.
Fonte: rededoesporte / Confederação Brasileira de Skate