Brasil disputa, a partir desta quarta-feira (02.06), em Roma, o Mundial de Skate Street

Grandes nomes do street skate brasileiro estão em Roma, na Itália, onde disputam, a partir desta quarta-feira (02.06), o Mundial da modalidade, que definirá os representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos.

Além de somar pontos importantes para o ranking mundial, base de classificação para os Jogos de Tóquio, os 6 skatistas – 3 no feminino e 3 no masculino – que chegarem ao pódio na competição garantem vaga direta para a estreia do skate nas Olimpíadas. Na modalidade Park, o Brasil já tem seis atletas confirmados para as Olimpíadas: Luiz Francisco, Dora Varella, Isadora Pacheco, Pedro Barros, Pedro Quintas e Yndiara Asp.

Entre Seleção Brasileira e country quotas (vagas que a Confederação Brasileira de Skate tinha direito a preencher através do ranking mundial ou por indicação técnica), o skate nacional contará com um total de 16 representantes. As disputas serão realizadas no estádio Nicola Pietrangeli, no complexo esportivo do Foro Itálico, e terão transmissão ao vivo pelos sites www.worldskate.tv e olympics.com nas fases semifinal e final. A premiação total do evento, entre atletas do feminino e masculino, será de 200 mil dólares.

“Em cada competição eu procuro só pensar no momento da competição. Claro que o objetivo é estar nas Olimpíadas, mas não adianta eu só focar nas Olimpíadas e esquecer das competições que me dão a oportunidade de estar nas Olimpíadas. Fui para o Dew Tour com o pensamento só no Dew Tour. Agora, vou para Roma com o pensamento só em Roma”, destaca Pâmela Rosa, que se sagrou campeã do Dew Tour no dia 23 de maio.

“Espero que dê tudo certo com todas as brasileiras, que a gente possa fazer um campeonato incrível e que os brasileiros torçam por nós”, comenta Rayssa Leal, que, ao lado de Pâmela Rosa, formou um pódio duplo para o Brasil no Dew Tour, ficando em 2º lugar.

“Minha expectativa para Roma é andar bastante de skate e tentar fazer a final. Levo um dia após o outro. Chegando à final, minha meta é um pódio. Mas é isso. Os pontos estão muito bons. Agora é manter e tentar não se machucar, que é o mais importante”, completa Leticia Bufoni, que, em 4º lugar no Dew Tour, ficou muito perto de deixar o pódio 100% verde e amarelo no evento que aconteceu em Des Moines, em Iowa, nos Estados Unidos.

Regras

Pelas regras estabelecidas pela World Skate para o evento, as três brasileiras entram direto na semifinal, por estarem no top 5 do ranking mundial. No masculino, Kelvin Hoefler também tem vaga assegurada na semi. Todos os demais skatistas disputam a fase classificatória, que começa quarta-feira (02.06), com o feminino.

Confira a relação completa de brasileiros e o cronograma do evento:

Disputam as classificatórias:

Street Feminino – Virginia Fortes Aguas, Isabelly Ávila e Ariadne de Souza

Street Masculino – Giovanni Vianna, Carlos Ribeiro, Lucas Rabelo, Felipe Gustavo, João Lucas Alves, Gabryel Aguilar, Eduardo Neves, Gabriel Fortunato e Ivan Monteiro

Avançam para a semifinal os 27 atletas mais bem colocados nas classificatórias masculina e feminina.

Classificados direto para as semifinais

Street Feminino – Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Leticia Bufoni

Street Masculino – Kelvin Hoefler

Avançam para a final os 8 atletas mais bem colocados na semifinal.

Cronograma

Terça-feira (01.06) – último dia dos treinos

Quarta-feira (02.06) – classificatórias – Feminino – 3h20 da manhã

Quinta-feira (03.06) – classificatórias – Masculino – 3h20 da manhã

Sexta-feira (04.06) – semifinal – Feminino – 7h da manhã

Sábado (05.06) – semifinal – Masculino – 7h da manhã

Domingo (06.06) – final – Feminino – 8h30 da manhã / Masculino – 10h40 da manhã
OBS: Horários de Brasília

Fonte: Confederação Brasileira de Skate




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.