Modalidade Park do skate fecha seleção para Tóquio no Dew Tour: 100% são integrantes do Bolsa Atleta

O skate brasileiro fechou as finais do Dew Tour, neste domingo (23), com dobradinha no pódio do Street feminino e a definição da equipe de Park para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O Street feminino ficou bem próximo de ocupar os três primeiros lugares no pódio, com Pâmela Rosa campeã, Rayssa Leal em segundo e Letícia Bufoni na quarta posição. O terceiro lugar ficou com a holandesa Roos Zwetsloot.

O evento realizado em Des Moines, nos Estados Unidos, simbolizou, ainda, a última competição da corrida olímpica da categoria Park. A equipe brasileira obteve o limite máximo de seis vagas em Tóquio. Luiz Francisco, Pedro Barros, Pedro Quintas, Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp são os nomes que representarão o Brasil nos Jogos de Tóquio.

Os seis atletas são integrantes do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Cinco são integrantes da categoria Pódio, a principal do programa, e Pedro Quintas pertence à categoria Internacional.

“Estamos desde 2018 nessa corrida. Muita coisa aconteceu. Ficamos um ano inteiro sem competir em função da pandemia. De repente, surge essa competição como última classificatória. Foi um mix de emoção, tensão e nervosismo. Eu estava nas qualificatórias. Tinha de chegar à semi. Dei minha primeira volta e acabei errando. Transferiram a segunda para o dia seguinte. Foi uma noite de nervosismo e ansiedade, mas consegui. Deu um alívio e uma felicidade muito grande. Essa classificação é muito especial”, celebra a catarinense Yndiara Asp, de 23 anos.

“Dá um alívio saber que a gente está classificada para as Olimpíadas e que vou estar ao lado da Yndi e da Dora. Não poderiam ter sido outras pessoas para compartilhar esse sonho. A gente está junto desde a primeira caminhada, do primeiro mundial, da primeira viagem internacional. A gente sempre procura torcer uma para a outra, manter a união, o amor. A gente nunca se trata como rivais”, disse Isadora Pacheco, de 16 anos e também de Florianópolis (SC).

Com a definição da equipe de Park, o Brasil chegou a 230 vagas confirmadas em Tóquio em 27 modalidades, segundo informações do Comitê Olímpico do Brasil. Das 230, 81 já contam com nome e sobrenome confirmados. As demais dependem de convocações ou confirmações das confederações. Desse universo, 76 são integrantes do Bolsa Atleta (93,8%). São 49 da categoria Pódio, 13 da Categoria Olímpica, 11 da Internacional e 3 da Nacional. O investimento do Governo Federal via Bolsa Atleta nas 27 modalidades qualificadadas para Tóquio é de R$ 181,8 milhões.

Mundial, última etapa

No Street, o Dew Tour foi o penúltimo evento da corrida classificatória para os Jogos de Tóquio. A competição que definirá as vagas olímpicas será o Mundial de Roma, de 31 de maio a 6 junho.

“Eu fico muito feliz de poder representar bem o nosso país. Graças a Deus consegui dar o melhor aqui nos EUA e agora é me preparar para Roma. Vamos com tudo. É a última competição antes das Olimpíadas, é a que dá o título mundial. Vou com vontade e feliz para dar o melhor”, destaca Pâmela Rosa.

“Estou muito feliz por toda a vibe da galera, todo mundo torcendo. Estava ansiosa por esse campeonato e vem aí o Mundial. Estou muito preparada e ansiosa também”, comenta Rayssa Leal.

“O campeonato foi incrível. As meninas estavam andando super bem. Estou feliz pela Pâmela e pela Rayssa, que ficaram no pódio, levantaram nossa bandeira. A gente fez um combinado que a gente queria um pódio total brasileiro. Infelizmente não deu por pouco, mas ainda tem Roma. Quem sabe lá a gente consegue”, completa Leticia Bufoni.

Fonte: Rededoesporte / Confederação Brasileira de Skate




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.