O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (19/5), da solenidade de assinatura dos Planos de Entregas do Sistema de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (SGDD), principal ferramenta para apuração e acompanhamento do desempenho de lideranças do programa Transforma Minas.
O Plano de Entregas, assinado pelo governador durante a cerimônia, é um importante instrumento da metodologia desenvolvida para a aprimorar a atuação das lideranças de segundo nível de governo. As ações de desenvolvimento de lideranças, estabelecidas no contexto de criação do programa, em 2019, são coordenadas e executadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e contam com apoio da Fundação João Pinheiro (FJP).
Romeu Zema destacou a importância de qualificar a gestão pública para que, desta forma, consiga entregar os melhores serviços públicos à população. Segundo ele, o resultado deste trabalho já tem começado a surgir com avanços nas áreas de segurança, educação, saúde e desenvolvimento econômico e social.
“Sempre acreditei que toda mudança passa, necessariamente, pelo desenvolvimento das pessoas. É impossível um país se desenvolver se as pessoas não estiverem sendo educadas mais adequadamente. É impossível também uma instituição se desenvolver se os seus profissionais não estiverem mais bem preparados. Em tudo que depende de disciplina, comprometimento, temos feito grandes conquistas. Agradeço a todos vocês, porque este trabalho é conjunto”, afirmou o governador.
O Sistema de Gestão de Desenvolvimento e Desempenho (SGDD) constitui uma proposta inovadora de acompanhar e estimular o desenvolvimento e o desempenho destes líderes, tendo como guia dois eixos: o eixo desempenho – que acompanha as entregas pactuadas com o Governo de Minas e materializadas nos Planos de Entregas; e o eixo desenvolvimento – que se vale de um portfólio individual para estímulo e acompanhamento de competências.
Participaram do evento, realizado de forma virtual, cerca de 50 lideranças e suas chefias imediatas, a equipe de coordenação do programa, a equipe consultiva – responsável pela análise dos Planos de Entregas –, a consultora Aline Souki, que participou da elaboração do SGDD, e parceiros, como a Aliança (composta pela Fundação Lemann, o Instituto Humanize, a Fundação Brava e o Instituto República), além da FJP.
O programa
O Transforma Minas, coordenado pela Seplag, completou dois anos em março e se tornou uma referência nacional em gestão de pessoas e qualificação de lideranças. O programa já realizou 206 processos seletivos e nomeou 196 profissionais para cargos do segundo escalão e outros níveis hierárquicos em 13 órgãos e entidades do Governo de Minas.
Segundo a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, o Transforma Minas trouxe inovação para a forma de selecionar gestores nos órgãos públicos, com base em critérios que levam em conta as competências dos candidatos, a capacidade de enfrentar os desafios do setor público e a adequação ao cargo proposto.
“A assinatura deste documento pelo governador reforça a importância deste processo no Estado e o avanço que a gente tem conseguido por meio deste programa na gestão de pessoas. O fortalecimento do Sistema de Gestão de Desempenho e de Desenvolvimento no governo vai fazer com que a gente tenha cada vez mais facilidades para fazer entregas e que tenhamos lideranças cada vez mais preparadas para atender às demandas da sociedade”, afirmou Luísa Barreto.
Fonte: Agência Brasil