Cidade avança e entra para a Faixa Laranja do Juiz de Fora pela Vida

Juiz de Fora passa, a partir desta terça-feira, 18, para a Faixa Laranja do programa municipal de enfrentamento à Covid-19, “Juiz de Fora pela Vida”, devido à publicação da Nota Informativa 15, da Secretaria de Saúde. Baseada em um conjunto de indicadores propostos pelo Guia Orientador publicado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), atualizado em 16 de abril, a publicação classifica o município em “risco moderado”, permitindo o avanço.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, nesta faixa, parte das atividades econômicas terão horário de atendimento e capacidade de público estendidos. Bares voltam a ter funcionamento permitido, de segunda a domingo e feriados, das 8h às 20h, com consumo no local. Já os restaurantes têm permissão para autosserviço (self service), e o funcionamento permanece das 8h às 20h, seguindo os protocolos de biossegurança.

Na Faixa Laranja, as atividades esportivas coletivas permanecem proibidas. Em clubes, áreas ao ar livre podem ser abertas com controle de fluxo e são permitidas atividades esportivas em dupla.

Os encontros familiares também devem respeitar regras gerais de distanciamento, higienização e máscara. Atividades de entretenimento, como música ao vivo, no interior de estabelecimentos não configuram eventos autorizados.

Os cursos livres estão autorizados com o limite de sete alunos por aula, respeitando o distanciamento mínimo de 2,5 metros entre os alunos. Parques estão autorizados a funcionar de terça a domingo, entre 6h e 16h.

Os eventos científicos e corporativos, de até 80 pessoas, incluindo staff, devem ser autorizados pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur). Não estão autorizados nem festas, nem shows. As realizações devem respeitar o limite de 50% da capacidade de espaço e de uma pessoa a cada quatro metros quadrados. Organizador e participantes devem assinar termos de ciência e compromisso. Os eventos serão monitorados por uma comissão da Secretaria de Turismo (Setur), junto à entidade promotora.

Acompanhe a publicação de Notas Técnicas, faixas de classificação e os protocolos de biossegurança do programa “Juiz de Fora pela Vida” no site.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.