Segue até 8 de junho a segunda etapa da vacinação contra a Influenza

Segue até dia 8 de junho a 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza que continua com o segundo grupo, integrado por professores das redes pública e privada da ativa, e idosos com 60 anos ou mais. A vacinação está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a primeira etapa da campanha terminou nesta segunda-feira, dia 10, com 21.142 imunizados, que corresponde a uma cobertura de 32,08%. Um total de 12.687 crianças de 6 meses a menores de 6 anos foram vacinadas (37,5%); 1.207 gestantes ( 24,9%); 170 puérperas (21,3%) e 7.078 (26,7%) trabalhadores de Saúde.

Ainda podem se vacinar nas UBSs os integrantes dos grupos da primeira etapa, que perderam o período previsto no calendário.  Prevista para o período entre 9 de junho e 9 de julho, a terceira e última etapa da campanha vão contemplar profissionais das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, pessoas com comorbidades (com indicação médica), além dos caminhoneiros e trabalhadores do transporte urbano.

Por proteger contra os três tipos principais do vírus Influenza em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, a vacina oferecida é a trivalente. A intenção é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença.

As pessoas que já tomaram uma das vacinas devem respeitar o intervalo de 14 dias para receber a outra, uma vez que as campanhas contra a Influenza e a Covid-19 estão sendo paralelas. Quem foi contaminado pelo coronavírus deve aguardar 30 dias após início dos sintomas para receber a vacina da Influenza.

Vacinas contra a Influenza em etapas

Na segunda etapa, entre os dias 11 de maio e 8 de junho:
Idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada: vacinação nas UBSs das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Na terceira e última etapa, entre os dias 9 de junho e 9 de julho:
Pessoas com comorbidades (com indicação médica), caminhoneiros, Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e urbano, pessoas com deficiência permanente.

Locais e horários durante esta semana

Todas as Unidades Básicas de Saúde: das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, exceto às quintas-feiras, quando o atendimento acontece das 13h às 14h.

O Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA) continua vacinando crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes e puérperas, na Rua São Sebastião 772, das 8h às 14h.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.