Governador empossa Luísa Barreto como nova secretária de Planejamento e Gestão

O governador Romeu Zema empossou, nesta quinta-feira (15/4), a nova secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Luísa Barreto. A gestora é servidora pública de carreira e atuou como secretária-adjunta na pasta entre 2019 e 2020. Por último, ocupou o posto de presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

“Fico extremamente satisfeito de ver um servidor de carreira assumindo um cargo de secretário. Pessoas que já conhecem e têm um profundo contato com a área. É um reconhecimento a quem está aqui dentro e é, também, um presente para o povo, que sabe que o melhor será feito”, afirmou o governador Romeu Zema.

Reconhecimento

Luísa Barreto é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, graduada pela Fundação João Pinheiro (FJP) e pós-graduada em Gestão Estratégica pela mesma instituição. Sua trajetória na Seplag começou em 2009, quando iniciou sua atuação na carreira de EPPGG. “Gostaria de agradecer ao governador por esta oportunidade que muito me honra. Sou servidora de carreira da Seplag e ter um servidor de carreira ocupando este cargo é, para mim e para todos os servidores de carreira do Estado, um reconhecimento muito importante. Construí minha carreira na Secretaria de Planejamento e Gestão. A Seplag é minha casa, um lugar onde aprendi muito e sempre busquei contribuir”, agradeceu.

Luísa destacou o trabalho realizado pelaSeplag em diversas frentes de atuação. “A Seplag tem um papel essencial no Estado. É um órgão que trabalha na coordenação de políticas, que cuida da vida de centenas de milhares de servidores, das compras públicas, do orçamento, e é onde nasce boa parte das inovações de Governo, que buscam fazer um Estado mais eficiente e melhor para os cidadãos mineiros. Também é na Seplag que buscamos, por meio das políticas de compras, trazer mais racionalidade para todos os órgãos estaduais. Passar a liderar essas ações é uma responsabilidade muito grande e que me orgulha e me honra muito”, destacou.

Trajetória

Na pasta, Luísa Barreto já atuou em diversas funções e a última passagem da gestora pela secretaria foi entre 2019 e 2020, quando ocupou o cargo de secretária-adjunta de Planejamento e Gestão e coordenadora dos Comitês Gestores Pró-Brumadinho e Pró-Rio Doce. Liderou importantes ações da secretaria, como a reparação de danos socioeconômicos e socioambientais provocados pelo rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho e a Reforma Administrativa realizada em 2019. Em dezembro de 2020, Luísa Barreto assumiu a presidência da Emater-MG, cargo que ocupou até esta semana.

“Espero fazer frente a esse desafio e conseguir contribuir com este Governo que tem demonstrado tanta competência em ajudar os mineiros e a ser um Estado cada vez melhor. Contem sempre com meu trabalho, com minha dedicação e meu amor por esse Estado”, finalizou Luísa.

Resultados

Durante a posse, o governador Romeu Zema destacou resultados obtidos pelo Governo de Minas, como o termo de medidas de reparação assinado entre o Poder Público e a Vale, a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a redução dos índices de criminalidade, a menor taxa de óbito entre os estados do Sudeste e do Sul do Brasil na pandemia e a atração de investimentos de R$ 88 bilhões em dois anos.

“Nosso Governo tem feito tudo o que é possível, apesar das dificuldades financeiras. Basta ter disciplina, comprometimento e vontade de fazer. E é isso que nós temos feito aqui em Minas”, ressaltou o governador.

Romeu Zema também agradeceu ao secretário Otto Levy, que está deixando o cargo, após dois anos e quatro meses, para se dedicar a projetos pessoais. “Quero deixar aqui os meus agradecimentos. Ao Otto, ao seu trabalho, que realmente deixa um legado não só para o nosso Governo, mas para Minas Gerais. E agradeço à Luísa, que poderá sempre contar comigo. Pessoas como vocês, Otto e Luísa, fazem toda a diferença”, concluiu.

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.