O governador Romeu Zema empossou, nesta terça-feira (13/4), o novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas (Sede), Fernando Passalio. Desde o início da gestão Zema, o administrador já atuava na pasta e liderou projetos importantes, como o programa de liberdade econômica e a atração de investimentos para o estado junto ao Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).
Durante a posse, Romeu Zema destacou os resultados obtidos pela Sede desde 2019. “Fico satisfeito de conseguirmos avanços expressivos. Simplificamos muito a vida de quem investe e gera emprego. Com dois anos de gestão, atraímos cinco vezes mais que o último governo. Apesar das dificuldades financeiras, temos sido capazes de produzir resultados melhores para o cidadão”, afirmou.
Ações para crescimento
O novo secretário lembrou a trajetória na Sede, onde começou como subsecretário de Desenvolvimento Regional e, mais recentemente, atuava como secretário adjunto da pasta.
“Pude desenvolver várias ações para o crescimento do nosso Estado, como o programa Minas Livre para Crescer, que tornou Minas um Estado amigo de quem quer empreender e referência nacional”, disse. “Os desafios são enormes, mas os resultados vieram e foram gigantes. Hoje temos recordes, atraindo mais de R$ 118 bilhões em novos negócios e expansão daqueles que aqui estão e com geração de milhares de empregos diretos e indiretos”, completou Fernando Passalio, lembrando da chegada de grandes empresas ao estado, como Amazon, Mercado Livre, Grupo Petrópolis e a recente escolha do Grupo Stellantis para fixar sua sede na Fiat, em Betim.
Também participaram da posse o secretário-adjunto da Sede, anunciado na última semana, Guilherme Duarte, os presidentes da Copasa, Carlos Eduardo, da Cemig, Reynaldo Passanezi, do BDMG, Sergio Gusmão; da Gasmig, Pedro Magalhães; do Indi, Thiago Toscano, do Idene, Nilson Borges; da Fapemig, Paulo Sérgio Beirão; além da diretora-geral da Agência RMBH, Mila Costa.
Trajetória
Natural de Belo Horizonte, Fernando Passalio é administrador de empresas e gestor de instituições financeiras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Auditoria Governamental pela Universidade Gama Filho. Também é formado em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Medellin, na Colômbia.
Foi empresário em diferentes ramos e possui mais de 15 anos de experiência no setor financeiro. Ingressou como servidor de carreira pela Secretaria de Estado de Fazenda – Receita Estadual, em 2008. Iniciou sua trajetória na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em 2009, atuando como superintendente estadual em diversas áreas temáticas de apoio ao setor produtivo.
Fonte: Agência Minas