PCMG resgata 20 animais silvestres que seriam comercializados em Juiz de Fora

Na tarde desta terça-feira, 6/3, a Polícia Civil de Minas Gerais realizou uma ação, no centro do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a fim de prosseguir com investigações relacionadas ao comércio ilegal de animais silvestres na cidade. Após trabalhos investigativos, policiais civis do Núcleo de Atendimento às Ocorrências de Maus-Tratos a Animais resgataram cinco tartarugas – conhecidas como Tigre D’água-, quatro rãs, duas aves, sete aranhas e dois jabutis. Um jovem de 22 anos foi preso e encaminhado à 1ª Delegacia Regional pela prática de crime contra a fauna, conforme disposto no artigo 29, parágrafo primeiro e inciso III, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Segundo o delegado Rafael Gomes, investigações apontaram que os animais teriam chegado até o município via encomenda postal – enviadas do Rio de Janeiro e de São Paulo. “As vendas aconteceriam em aplicativos de mensagens, redes sociais e por indicação de outros compradores”, explicou, complementando que a ação foi deflagrada hoje para apurar os fatos.

Na ocasião, o suspeito foi abordado na Praça dos Três Poderes com os animais prontos para efetuar a entrega. “Também fomos até a residência dele e localizamos outros animais sem comprovação de origem; criados e revendidos de maneira ilegal”, ressaltou.

O investigado foi encaminhado à unidade policial, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer perante a Justiça, quando solicitado. Os animais resgatados foram levados para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Juiz de Fora.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.