Larissa Pimenta fica em quinto lugar no primeiro dia do Grand Slam de Tbilisi

Quatro judocas brasileiras lutaram na madrugada desta sexta-feira (26.03), no primeiro dia de disputas do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, etapa que distribui até mil pontos no ranking classificatório para os Jogos de Tóquio. O melhor desempenho veio com a meio-leve Larissa Pimenta (52kg), que disputou a medalha de bronze com a portuguesa Joana Ramos e deixou o pódio escapar, terminando em quinto lugar. Ketelyn Nascimento (57kg) parou na repescagem e ficou em 7º lugar. Gabriela Chibana (48kg) e Jéssica Pereira (57kg) não avançaram ao bloco final.

Atual número 10 do mundo, Pimenta chegou à Geórgia como uma das cabeças-de-chave de sua categoria e confirmou o favoritismo nas preliminares. Estreou com vitória nas punições sobre atleta local Mzia Beboshvili, e avançou às quartas com um belo ippon contra a chinesa Kexin Zhang. Em seguida, a brasileira conseguiu outra linda projeção para superar a húngara Reka Pupp e chegar à semifinal.

Contra a britânica Chelsie Giles, campeã do Grand Slam de Tel Aviv há duas semanas, Pimenta não conseguiu encaixar seu jogo e perdeu a luta por ippon, sendo imobilizada pela adversária.

Na luta pelo bronze, Pimenta conseguiu algumas projeções, mas não chegou a pontuar. O combate foi definido nas punições e Joana Ramos levou a melhor sobre a brasileira para ficar com o bronze.

A peso leve Ketelyn Nascimento também chegou ao bloco final, mas não foi ao pódio, terminando em 7º lugar após cair na repescagem. Buscando pontos para entrar na zona de ranqueamento olímpico, Ketelyn estreou bem, com vitórias sobre Sevara Nishanbayeva, do Cazaquistão, e Sanne Verhagen, da Holanda.

Nas quartas de final, a brasileira travou uma batalha de oito minutos e 44 segundos no Golden Score contra Kaja Kajzer, da Eslovênia, e acabou saindo derrotada nas punições. Ela ainda teria uma chance de buscar a medalha de bronze, mas precisaria vencer Marica Perisic, da Sérvia, na repescagem. A vitória, contudo, não veio, e Ketelyn fechou sua participação em 7º lugar, seu melhor resultado neste ano.

No mesmo peso, Jéssica Pereira também passou da primeira luta ao vencer a marfinense Zouleiha Dabonne por ippon (imobilização), mas deu azar no sorteio da chave e pegou a atual campeã mundial Christa Deguchi, do Canadá, logo na 2ª rodada. A nipo-canadense trabalhou no chão e conseguiu um estrangulamento para abreviar a participação da brasileira no Grand Slam de Tbilisi.

No peso ligeiro feminino, Gabriela Chibana (48kg) projetou Monica Ungureanu por waza-ari para ficar em vantagem. Na sequência da queda, a romena tentou encaixar um estrangulamento na brasileira, que se defendeu bem e evitou o ippon.

No entanto, Ungureanu queixou-se com a arbitragem de uma suposta mordida da brasileira em sua mão. Os árbitros de vídeo revisaram o lance e optaram por desclassificar Chibana por conduta anti-desportiva.

Neste primeiro dia, o Brasil não teve representantes nas chaves masculinas dos pesos 60kg e 66kg. Eles estarão no Grand Slam de Antalya, na Turquia, no próximo fim de semana.

O Grand Slam de Tbilisi continua neste finm de semana com mais brasileiros em ação. Confira abaixo a agenda completa.

Sábado (27)
Aléxia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg), Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg).

3h – Preliminares
10h – Finais

Domingo (28)
Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).

3h30 – Preliminares
10h – Finais

Horários de Brasília

Transmissão ao vivo: Live.ijf.org

Fonte: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.